O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá, neste sábado (19/03), o espetáculo “Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire”, realizado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e pela “Companhia de Opinião”, com o apoio da Prefeitura de Tatuí. Serão realizadas duas sessões, às 16h e às 19h, com capacidade para 30 pessoas em cada uma, sempre respeitando os protocolos sanitários de combate à Covid-19.
O espetáculo retrata uma revolução na história da educação brasileira, que durou cerca de 40 horas em Angicos (RN) e transformou a pequena cidade do Nordeste em um modelo de esperança para o País, por meio de narrativas, músicas, relatos reais e muita emoção. A peça relembra o momento histórico em que Paulo Freire alfabetizou mais de 300 trabalhadores rurais no curto tempo em que a revolução durou.
A peça é exclusiva da “Companhia de Opinião”, uma Cia de Teatro que atua na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), fundada por seu diretor, professor Davi Lima, que, neste projeto, atua dando vida ao narrador que conduz a história. O espetáculo tem direção de Guto Campos; dramaturgia da premiada escritora Flor Priscila; produção cultural, sonoplastia e preparação corporal de Lauanda Azevedo; orientação e pesquisa de Flávio Melo; preparação vocal de Fábio Silva; composições de Zé Luiz Rodovalho; e cenografia de Sofia Morás.
“Canavial da Esperança: 40 horas de Paulo Freire” é um espetáculo livre para todos os públicos que, com entrada gratuita, ficará em cartaz durante todo o ano de 2022, por meio do ProAC-SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.