A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, foi sede na última sexta-feira (18/02), do Projeto “Ler com Arte”, com o professor Elias Aleixo, e de um bate-papo sobre Patrimônio Cultural, com o gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna.
A ação contou com a presença dos vereadores João Éder Alves Miguel e Cintia Yamamoto Soares; de professores e coordenadores da Rede Municipal de Educação; do artista plástico Mingo Jacob; e de usuários da Biblioteca. Todos puderam aprender mais sobre os Patrimônios Culturais de Tatuí, como a Fábrica São Martinho, Fábrica Santa Adélia, Conservatório de Tatuí, Museu Histórico “Paulo Setúbal” e a Capela de São João do Bemfica.
O Projeto “Ler com Arte”, de Elias Aleixo, foi idealizado como um presente para a Biblioteca, sendo feito na Sala de Arte, Cultura e Patrimônio, para celebrar o Centenário da Semana de Arte Moderna. “A memória estabelece um vínculo entre as gerações e o tempo, nesse sentido, buscamos uma forma de aproximar a população de sua história, por meio de informações sobre parte dos bens tombados da cidade e valorizando o trabalho da educação patrimonial”, comentou o artista.
Antes do encerramento da ação, Maíra Camargo Barros fez uso da palavra e entregou exemplares de seu livro “Fábrica São Martinho – do Protagonismo Familiar ao Patrimônio Cultural”, para a composição do acervo da Biblioteca e do Museu. O livro é parte integrante do PROAC – Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Os projetos de Incentivo à Leitura da Biblioteca “Brigadeiro Jordão”, são coordenados pela professora Maria Salete Pereira. A Unidade Bibliotecária funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Santa Cruz, nº 405. Mais informações podem ser solicitadas no e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.