Na manhã desta sexta-feira (18/02), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), em parceria com a Casa de Apoio aos Irmãos de Rua São José, realizou um café da manhã para as pessoas em situação de rua do município, na sede do CREAS.
Além de terem a disposição um delicioso lanche, as 11 pessoas que estiveram na ação, idealizada pela equipe de abordagem social, também assistiram a diversas palestras, com o intuito de fortalecer o vínculo das pessoas em situação de rua com os serviços disponíveis na cidade.
As palestras foram conduzidas pela diretora da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, Cintia Scaglione, e pela coordenadora de Enfermagem do CAPS-AD, Claudia Augusta Moura, que explanaram sobre o uso indevido do álcool e as formas de reduzir os danos que ele causa no cotidiano, além de possíveis soluções para o seu uso abusivo.
As voluntárias do grupo de apoio “Amor Exigente”, Lilian Aparecida Fonseca Ribeiro e Creide Barchega, também falaram com os presentes, explicando sobre o funcionamento do grupo e as formas de ingresso nele, caso alguém se interessasse.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Nativa Quedevez de Souza, a ação foi realizada com o intuito de “estreitar os laços com estes indivíduos, para que integrem os serviços, sendo assim um trabalho intersetorial”.
Ainda durante a ação, o coordenador de Proteção Social Especial da Prefeitura de Tatuí, psicólogo Janderson Mendes Miranda Martins, apresentou aos presentes as formas diversificadas de acolhimento e os serviços ofertados, para que se fortaleça o vínculo dos usuários aos sistemas de proteção social, saúde e instituições de acolhimento e tratamento.
Desde o início do ano, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, vem intensificando os atendimentos as pessoas em situação de rua, inclusive contratando mais profissionais. “Com isso, acreditamos que conseguiremos um resultado ainda melhor, quanto a identificação dessas pessoas em nosso município, para lhes oferecer os serviços e realizar os encaminhamentos, garantindo sempre os direitos de todos os atendidos”, comentou o secretário da Pasta, Alessandro Bosso.
Importante lembrar que, durante à noite, especialmente em dias de frio, quem encontrar pessoas em situação de rua buscando abrigo, deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, ligando para o número 199, que funciona 24 horas. Quem preferir, também pode entrar em contato o serviço de Busca Ativa da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, ligando para o telefone (15) 3305-3895, que está à disposição da população até às 23h.