Na última sexta-feira (11/02), por volta das 12h, nas proximidades do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (NEBAM), da Prefeitura de Tatuí, um dos membros da Guarda Civil Municipal, socorreu uma mulher que estava pedindo ajuda.
Ao abordá-la, o GCM Maximiliano Heitor Camerino, atestou que a mulher, Elizabete Marcelina de Souza, 46 anos, estava com as vias aéreas obstruídas, ou seja, engasgada. Imediatamente, o agente de segurança acionou as enfermeiras do Posto de Vacinação contra a Covid-19 – que estava localizado próximo do ocorrido – e iniciou o atendimento emergencial.
O GCM Camerino realizou a Manobra de Heimlich na mulher que, com sucesso, a fez expelir uma bala que ocasionava a obstrução. A ação rápida do GCM, salvou a vida da mulher, que posteriormente agradeceu pessoalmente a Camerino pelo atendimento.
Demais ocorrências – Além desta ocorrência, de 7 a 11 de fevereiro, também foram abordadas 67 pessoas e 20 veículos, e registrados 15 atendimentos, sendo: averiguação (7); acidente de trânsito sem vítima (2); desobediência/direção perigosa (1); dano particular (2); dirigir sem CNH (1); ambiental (1); e captura de procurado (1).
Em relação às ocorrências crime, foram 10 pessoas presas (8 homens maiores de idade e 2 menores de idade, sendo um homem e uma mulher) e 7 flagrantes, resultando 4 ocorrências por tráfico de drogas (26 porções de cocaína, 56 porções de crack e 55 porções de maconha), 1 ocorrência por dano ao patrimônio público/ameaça arma branca, 1 ocorrência por violência doméstica e 1 ocorrência por receptação.