A Prefeitura de Tatuí organizou na tarde de terça-feira, 15/02, uma coletiva de imprensa nas dependências do Paço Municipal “Maria José Gonzaga”, para a apresentação da equipe do Basquete Tatuí, que irá disputar a partir deste mês o Campeonato Brasileiro de Basquetebol, competição organização pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).
O elenco e a comissão técnica do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí irão iniciar a sua participação na competição a tarde de sexta-feira, 18, em Brusque (SC). Na coletiva, estavam presentes: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; os vereadores Antonio Marcos de Abreu e Cintia Yamamoto Soares; o secretário Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); Douglas Dalmatti Alves Lima (diretor de Esportes), William Drudi (técnico e atleta) e Hamilton Silva (presidente da Associação Amigos do Basquete Tatuí).
A equipe de Tatuí, nos últimos três anos, soma dois títulos paulistas (1ª Divisão) e um vice campeonato da Copa São Paulo.
“Agora, o nosso maior sonho está no Campeonato Brasileiro, vamos estar por aqui, na torcida”, declarou o secretário Cassiano Sinisgalli, apontando que o time profissional é “um espelho para as categorias de base e para os atletas que estão começando”.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior classificou a participação de Tatuí no Campeonato Brasileiro de Basquete como “um momento histórico”. O chefe do Poder Executivo de Tatuí comentou ainda que “tem certeza que estes profissionais abrirão portas para muitos jovens que querem ingressar em qualquer modalidade esportiva”.
Miguel ainda disse: “ainda vamos avançar muito no esporte em nosso município, em diversas modalidades. Essa é uma promessa que posso fazer, pois o esporte é muito barato para o retorno que ele traz para a sociedade”.
O técnico do Basquete Tatuí, William Drudi, também ressaltou que a participação no Campeonato Brasileiro é a realização de um sonho para o time tatuiano.
“A gente vem de duas conquistas no Campeonato Paulista da 1ª Divisão, que já foram muito difíceis conquistar. Imagina, agora, conquistar um Campeonato Brasileiro. Isso é o sonho de todos os atletas”, disse o técnico.
O presidente da Associação Basquete de Tatuí, Amilton Silva, falou da trajetória do time tatuiano nos três anos de fundação, destacando os títulos, e salientou que a participação no nacional é “um topo onde o time tatuiano jamais pensou em chegar”.
Para iniciar a temporada 2022, o elenco do Basquete Tatuí é formado por 15 atletas. Além do pivô e técnico William Drudi, ainda defendem a equipe local: Rafael Castellon, Emanuel Lopes, Juliano Armani, Felipe Taddei, Elivelton Soares, Neemias Silva, Paulo Júnior, Luiz Marcelino, Eric Soares, Lourival Júnior, Heitor Cardoso, o norte-americano Neema Nandar, Leonardo Ramos e Michel Souza. Já a comissão técnica é composta por Filipe Ariel, Alan Britto, Luiz Hessel e Jorge Augusto.
Campeonato Brasileiro de Basquete – Na fase inicial, o Basquete Tatuí participa do Grupo A, ao lado de: ADRM Maringá e Coritiba Monster/ Grupo Barigui/Thalia, ambos do Paraná; e Brusque/FME/Aradefe, de Santa Catarina. No Grupo B, estão: APAB Blumenau, de Santa Catarina; LSB, de Sorocaba; e AZ Araraquara, de São Paulo.
As sete agremiações da conferência, apesar de subdividas em dois grupos, enfrentam-se entre si durante uma semana, entre as sextas-feiras 18 e 25. As sedes dos confrontos da conferência são catarinenses: a Arena Brusque, na cidade homônima, e o Ginásio Galeão, em Blumenau (SC). A etapa será realizada em sistema de “bolha”, com os times isolados durante o período.
Conforme a tabela, os três primeiros jogos do Basquete Tatuí são contra os rivais do grupo A, na Arena Brusque: a estreia, diante do Coritiba Monster/Thalia, na sexta-feira, 18, às 17h15; o segundo jogo, contra o ADRM Maringá, no dia seguinte, às 17h15; e o terceiro, contra o Brusque/FME/Aradefe, no domingo, 20, às 19h30.
Na sequência, Tatuí enfrentará os times do Grupo B, no Ginásio Galeão. Na próxima terça-feira, 22, o Basquete Tatuí jogará contra a LSB, às 15h, e, no dia seguinte, no mesmo horário, enfrentará a AZ Araraquara.
Com sete equipes, a CBB promove três jogos em cada data. Na quinta-feira da próxima semana, 24, a confederação promove mais três confrontos, mas a equipe local irá “folgar”.
Tatuí encerrará a participação na primeira fase na sexta-feira seguinte, 25, às 19h30, enfrentando a APAB Blumenau.
O Campeonato Brasileiro de Basquete ainda conta com outros setes times, em um outro chaveamento: Basket Osasco e Memorial/FUPES/Santos, de São Paulo; AEGB/Vila Nova, de Goiás; e Praia Clube/Gabarito/Unimed, de Minas Gerais, no Grupo A; e Botafogo e Sodiê Salgados /Mesquita /LSB, do Rio de Janeiro; e São José Desportivo, de São Paulo, no Grupo B.
Da mesma forma, as agremiações, apesar de subdivididas em dois grupos, enfrentam-se entre si, no período de 6 a 13 de março. Todos os confrontos da conferência B serão no Ginásio Geodésico, em Osasco (SP), e no Ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP).