Nesta terça-feira (15/02), a carreta da “Expolivro” chegou a Tatuí, mais precisamente em frente ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. Lá, até o dia 26 de fevereiro, a população terá acesso a diversos conteúdos de caráter cultural, social e educativo, que visam estimular o hábito da leitura saudável.
O ato oficial, que marcou a abertura das atividades do projeto em Tatuí, foi realizado no entardecer do dia e contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Junior; os secretários municipais Elisangela da Costa Rosa Cecílio (Educação), Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer), Coronel Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Gustavo Duarte Elias de Almeida (Administração e Transportes Públicos) e José Hélio de Oliveira Júnior (Agricultura e Meio Ambiente); os vereadores Cintia Yamamoto Soares e Paulinho Martins de Almeida; o diretor do “Instituto Vida para Todos”, pastor André Dong, o diretor da Editora “Arvore da Vida”, pastor Ildeu Santos; o coordenador Geral da “Expolivro Sudeste”, César Antonelli; o coordenador da “Expolivro”, Isaac Cajaíba; entre outros.
Todas as atividades da “Expolivro” – que são realizadas por meio de livros e atividades que pretendem estimular a paixão pela leitura; atividades infantis de contação de história e teatro; e apresentação de palestras e trabalhos sociais –, acontecem diariamente, das 10h às 19h, nos arredores do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, onde a carreta está estacionada.
Programação – Durante os dias em que a “Expolivro” estiver em Tatuí, diversas atividades culturais serão promovidas em prol da população.
Hoje (16/02), às 9h30 e às 13h30, acontece a contação de história intitulada como “Primeiro dia de escola”; as crianças também poderão apreciar a apresentação teatral “Jumentinho Guloso”, que será realizada nesta quinta-feira (17/02), às 13h30 e no sábado (19/02), às 11h30.
Já na sexta-feira (18/02), às 8h e às 13h30, acontecerá novamente uma contação de histórias, dessa vez com os temas “Olha a Boca do João” e “Que Mão Pesada João!”; às 18h, Gláucia Reis fará uma palestra, com o tema “As estratégias de batalhas de uma mulher corajosa”; em seguida, as atividades do dia serão encerradas com uma apresentação musical.
O sábado (19/02), já se inicia com uma palestra, às 9h30, com o tema “Ansiedade e Depressão”, sob o comando de Gláudia Lazzaro; das 10h às 11h30, as crianças terão atividades de “pinta cara”; e, às 14h30, acontecerá uma nova palestra, também com Gláucia Lazzaro, entretanto, o tema agora será “Uma palavra especial para pais de filhos especiais”.
As atividades retornam na segunda-feira (21/02), com a contação de história “Pintinho Peralta”, das 9h30 às 13h30; no dia seguinte (22/02), novamente haverá uma contação de história, intitulada como “Ovelhinha Lana”, das 9h às 15h. No dia 23/02 (quarta-feira), a “Expolivro” promoverá uma Oficina de Leitura “Ler para ser Feliz”, às 10h30 e às 16h30.
As contações de história voltam a programação no dia 24/02 (quinta-feira), com “Medo do Escuro, às 9h30 e às 13h30; no final da tarde, às 16h30, acontecerá a palestra “A Verdadeira Felicidade”.
No penúltimo dia da “Expolivro” em Tatuí (25/02), quatro atividades serão promovidas: duas contações de história, às 9h30 – “Medo do Escuro”, e às 13h30 – “O Semeador”, “A importância de um coração adequado” e “O Bom Fruto”. Já às 18h, acontecerá mais uma palestra, apresentada por Isaac Cajaíba, sob o título “Qualidade de Vida: o segredo de uma vida plena”; o dia será encerrado com uma apresentação musical.
Por fim, no sábado (26/02), às 9h30 haverá uma palestra; às 11h30 um evento Cívico Cultural, que contará com a apresentação musical da banda “Life Brass”; às 14h a apresentação de teatro “Luva Lulu: o que pode nos preencher?”; e das 13h30 às 16h30 mais atividades de “pinta cara” para as crianças.
Às 13h30, Isaac Cajaíba, promoverá uma oficina de leitura para lideranças, porém, para participar do evento, é necessário realizar agendamento. A “Expolivro”, terá seu ato final em Tatuí, às 16h30, com a cerimônia de encerramento.