O Centro Cultural foi sede, nesta quarta-feira (02/02), da primeira reunião ordinária de 2022 do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (COMTUR). Na pauta do encontro, diversos assuntos importantes que visam fomentar o desenvolvimento do turismo local.
Dentre estes assuntos, destacam-se: a parceria com o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, que disponibiliza cursos e treinamentos aos produtores rurais que queiram agregar valor turístico e cultural à sua propriedade, como fonte de renda; o fomento ao turismo religioso, com a elevação do Santuário Nossa Senhora da Conceição à Basílica Menor pelo Vaticano; o calendário de eventos turísticos previstos para 2022 na cidade; e a atualização do andamento das obras do Museu da Imagem e do Som de Tatuí – MIS.
O COMTUR deliberou durante a reunião um novo prazo de inscrições para os estabelecimentos turísticos de Tatuí que desejam receber o “Selo de Qualidade Turística 2021-2022”. Agora, as inscrições poderão ser efetuadas até o dia 1º de abril, no link https://bit.ly/3CXj3BX (neste mesmo link está disponível o regulamento). Os estabelecimentos inscritos serão avaliados em diversos quesitos, de acordo com a categoria que pertencem.
As reuniões do COMTUR têm o objetivo de debater assuntos relevantes do desenvolvimento turístico do município, sendo realizadas mensalmente, sempre na primeira terça-feira de cada mês – exceto em véspera de feriado, às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, com acesso aberto a população em geral que se interesse pelo turismo.
Selo de Qualidade Turística – O Selo existe desde 2016 e foi criado pelo Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, contando com o ícone do “Bem Receber”, do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), marca que chancela a hospitalidade dos estabelecimentos certificados. É uma certificação totalmente gratuita, que visa incentivar a melhoria da qualidade no atendimento turístico local, como um elemento de reconhecimento àqueles que investirem na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.
Podem requerer o recebimento do selo, atrativos turísticos (públicos, filantrópicos ou privados) que atendam à visitantes e turistas, e estabelecimentos, tais como: restaurantes, bares, doceiras, cafés, lanchonetes, choperias, pastelarias, meios de hospedagem e demais prestadores de serviços turísticos interessados.
Em caso de dúvidas, ou para mais informações, basta entrar em contato com o Departamento Municipal de Turismo, pelo telefone (15) 3259-4135 ou através do e-mail turismo.tatui@gmail.com.