A Prefeitura de Tatuí, por meio do Núcleo de Artesanato e Economia Criativa da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realizou, em parceria com a Associação Tatuiana de Artesanato (ATA), uma pesquisa de demanda para diagnosticar o impacto gerado na última edição da “Feira de Artesanato – Especial de Natal”, que aconteceu em dezembro, na Praça da Matriz.
Da pesquisa, participaram 18 artesãos que, junto do setor gastronômico da Feira, tiveram bons resultados com mais de 1.243 peças de artesanato vendidas e 5.200 produtos gastronômicos vendidos, resultando em um faturamento de, aproximadamente, R$ 40 mil; este valor é 20% maior que o obtido na feira de dezembro de 2020. A verba justifica o valor de R$ 26 mil investidos em matérias primas, embalagens e decorações.
Além disso, foram gerados 7 empregos temporários nesta edição que, somados, totalizaram 44 pessoas que trabalharam direta ou indiretamente entre produção e vendas. Visitantes de diversas localidades também marcaram presença na Feira, como: Peruíbe, Salto de Pirapora, Campinas, Sorocaba, São Paulo, Itapeva, Itu, Cerquilho, Boituva, Iperó, Quadra, Capela do Alto, Recife (PE), Salvador (BA) e Curitiba (PR); um turista australiano que estava hospedado em Tatuí, também apreciou os estandes.
De acordo com os artesãos, o que contribuiu para o aumento das vendas foi a realização simultânea do “Natal Musical”, na Praça da Matriz, que estava toda decorada, mantendo vivo o espírito natalino. Eles classificaram como “excelente” o empenho das equipes da Prefeitura de Tatuí que trabalharam e prestaram apoio durante todo o evento (equipe de limpeza, Guarda Civil Municipal e equipe de elétrica).
Os resultados positivos da pesquisa, que possibilitarão a execução de ações e de planejamento para as atividades futuras, serão, em breve, apresentados em uma reunião para a Associação Tatuiana de Artesanato.