Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. OBRAS DO ESCRITOR PAULO SETÚBAL SÃO ENVIADAS AO MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS

OBRAS DO ESCRITOR PAULO SETÚBAL SÃO ENVIADAS AO MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS

Publicado em:

Ao todo, 13 obras de Paulo Setúbal foram enviadas para o Museu Imperial de Petrópolis.

O Museu Imperial de Petrópolis recebeu, na tarde desta terça-feira (18/01), um acervo literário do escritor tatuiano, Paulo Setúbal, imortalizado pela Academia Brasileira de Letras. Ao todo, 13 obras foram enviadas pelo Museu Histórico da Prefeitura de Tatuí, que leva o nome do escritor.

Dentre as obras estão: “O Sonho das Esmeraldas”; “A Bandeira de Fernão Dias”; “O Ouro de Cuiabá”; “O Príncipe de Nassau”; “Alma Cabocla”; “O Romance da Prata”; “Confiteor”; “Ensaios Históricos”; “El-Dorado”; “Os Irmãos Leme”; “Nos Bastidores da História”; “A Marquesa de Santos” e “As Maluquices do Imperador”. Também foram enviadas obras de outros autores, como: “Paulo Setúbal: Vida e Obra”, de Dulce Sales Cunha Braga e “Vida, Obra e Época de Paulo Setúbal: Um Homem de Alma Ardente”, de Fernando Jorge. A coletânea de Paulo Setúbal foi entregue juntamente com as edições dos tabloides da “Semana Paulo Setúbal”, de 2020 e 2021, além de encartes e guias da cidade de Tatuí.

As obras foram encaminhadas pelo Museu tatuiano em 5 de janeiro e recebidas no dia 18 deste mesmo mês, conforme o Ofício nº 2/2022/BIBLIO/COORDTEC/MIMP-IBRAM, assinado eletronicamente pela diretora substituta do Museu Imperial, Isabela Neves de Souza Carreiro.

“É de extrema importância que as bibliotecas e museus tenham o acervo do escritor tatuiano, como fonte de estudo e pesquisa. A proposta de encaminhar o acervo do escritor à Biblioteca do Museu Imperial ressalta a importância de Paulo Setúbal no cenário nacional, visto que o equipamento é utilizado por muitos historiadores, pesquisadores e estudiosos para compreensão do período Imperial. A riqueza da obra de Paulo Setúbal tem foco neste período que compõe a história de nosso País. Principalmente neste ano, o qual comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil, tão bem retratada nas obras de Setúbal”, comenta o diretor de Cultura da Prefeitura de Tatuí e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Rogério Vianna.

A Biblioteca do Museu Imperial é especializada em História, principalmente a do Brasil no período imperial. Possui também biografias, a história de Petrópolis e artes em geral; seu acervo é constituído por meio de permuta, doação e compra. Hoje, a Biblioteca conta com, aproximadamente, 60 mil títulos, entre livros, revistas, jornais e catálogos, organizados em diferentes coleções.

Compartilhe:

Outras

Notícias

QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA” APRESENTA “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH” NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Wellington Ramos, Elen Ramos, Túlio Pires e Everson Zattoni prometem emocionar com um repertório que une a genialidade de Johann Sebastian Bach ao espírito vibrante do nacionalismo brasileiro.

PRAZOS PARA EXECUÇÃO DE CINCO EDITAIS MUNICIPAIS DE CULTURA SÃO PRORROGADOS

Essa prorrogação tem como objetivo oferecer mais tempo para ajustes e regularizações, garantindo a transparência do processo e o sucesso das iniciativas contempladas.

PREFEITURA AMPLIA DIÁLOGO SOBRE SAÚDE MENTAL EM REUNIÃO COM VEREADORES

As três unidades CAPS de Tatuí realizam mais de 4 mil atendimentos mensais e operam no formato de “portas abertas”, garantindo acolhimento para quem busca ajuda.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.