1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. TEATRO AMBIENTADO NO INTERIOR DO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” TERÁ SUA ESTREIA NO DIA 14…

TEATRO AMBIENTADO NO INTERIOR DO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” TERÁ SUA ESTREIA NO DIA 14 DE JANEIRO, NO YOUTUBE

Publicado em:

Projeto propõe uma volta ao passado para relembrar a vida de uma Tatuí famosa por sua convivência cordial, a verdadeira Cidade Ternura.

No dia 14/01 (sexta-feira), às 19h, será a estreia do teatro “Sussurros e Risadas – Uma Noite no Cadeião”, de Cildete Saroba, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/2Yuui6i). Parte integrante do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, o Projeto propõe uma volta ao passado para relembrar a vida de uma Tatuí famosa por sua convivência cordial, a verdadeira Cidade Ternura.  

O teatro, que tem texto de Heloisa Saliba e Borges e a presença de personagens inusitados, é baseado em pesquisas sobre a sede do Museu (lugar de gravação e ambientação do vídeo), de onde vem o nome “Cadeião”. Sua história será contada desde a fundação, podendo a obra ser usada futuramente para construir um processo de conhecimento e aprendizagem sobre a história do Museu. “Vamos contar essa história de uma forma leve e engraçada. Despertar nas novas gerações o respeito, a curiosidade e a vontade em conhecer essa história, são os pontos relevantes deste Projeto”, comenta Cildete. 

Na peça teatral, Dorinha e Ceição são amigas inseparáveis e trabalham na fábrica “São Martinho”. Na última noite de Carnaval elas resolvem sair fantasiadas pelas ruas de Tatuí e decidem tomar todo o licor de jenipapo da Tia Lurde. Desde então, as amigas moram no Cadeião e não se lembram nem o porquê de estarem lá. 

No local, conhecem o carcereiro Afonso Hilário, que se torna amigo e cuidador delas; ele é o único que tem permissão para transitar por todos os andares do casarão. Afonso é amigo de Henriqueta Cristina, que sonha em ser uma cantora famosa, mora no andar superior do casarão, e ensaia todos os dias, exaustivamente, para se apresentar no “Festival de Calouros”. Quando todas elas se encontram, Hilário se vê em uma saia justa. O inesperado pode acontecer, afinal, é Carnaval. 

“Sussurros e Risadas – Uma noite no Cadeião”, habilitado pelo Edital de Cultura 01/2021, tem em seu elenco Cildete Saroba (Henriqueta Cristina), Claudio Teles (Afonso Hilário), Camila Terra (Dorinha) e Rose Tureck (Ceição). O texto é de Heloisa Saliba e Borges; a filmagem de Leonardo Batista, Claudio Teles e Hélio Junior; o figurino, a maquiagem e a direção de o “O Coletivo”; a edição e a sonoplastia de Diego Guedes; e as fotos de Thony Guedes.

Compartilhe:

Outras

Notícias

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DOS SEIS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/11)

O contemplado que não apresentar este Relatório de Execução, ficará inabilitado de participar de futuros editais no âmbito municipal pelo prazo de três anos e responderá pelo uso indevido de recursos públicos.

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DESTACA A CONEXÃO ESPIRITUAL E CULTURAL DAS TRADIÇÕES AFRICANAS COM O BRASIL

Denominada “Conscientização e valorização da cultura negra”, a mostra conta com um acervo exclusivo de máscaras africanas e indígenas, confeccionadas com materiais típicos e repletas de simbolismo.

NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo