O primeiro episódio do espetáculo “Zoom – As Lavadeiras”, do Grupo “Mover de Divas”, estreará no dia 7 de janeiro de 2022 (sexta-feira), às 19h, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no Youtube (https://bit.ly/2Yuui6i). Habilitado pelo Edital de Cultura nº 01/2021, do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”, da Prefeitura de Tatuí, o Projeto é de Vivian Emanuelle Pires Rodrigues.
O projeto tem o objetivo de apresentar os resultados dos experimentos vivenciados pelo Grupo, de criar e “ser dança” em um novo ambiente. Baseado nessa temática e carregado de história e entrelaces com a vida das bailarinas, o trabalho chega ao público por meio de uma série de vídeos que retrata os desafios da dança remota para um grupo da terceira idade.
Sobre o “Mover de Divas” – O grupo existe desde 2015 em Tatuí, sendo formado por mulheres da melhor idade, apaixonadas pela arte de viver no ritmo da dança, trazendo maturidade, veracidade, força e ao mesmo tempo leveza. Ele é formado por pessoas que gostam de dançar, e que foram convidadas pela Prefeitura de Tatuí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT), para participarem dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMI). Nos Jogos apresentaram as seguintes coreografias: “As Mulheres de Vinicius” – 13ª colocada; “Pau de Fitas” – 7ª colocada; “Dançando na Chuva” – 17ª colocada; “Amazônia” – 2ª colocada; e “Escravas” – 3ª colocada.
O “Mover de Divas” participou de Oficinas realizadas pelo “Programa de Qualificação em Artes – Dança”, do Governo do Estado de São Paulo, e pela Cia “Rit’s”, com Alex Soares, Cristina Ávila, Lívia Seixa e Nicolli Tortorelli. Além disso, fizeram apresentações na Semana do Idoso, de Capela do Alto e de Tatuí; em eventos de grupos de dança, realizado pelo Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí; na “2ª Mostra de Dança de Tatuí”; no evento “Arquitetura e Movimento’’, idealizado pela Cia “Rit’s”, em parceria com Ivan Bernardelli, e composto por workshops, rodas de conversa e apresentações; e, por fim, no “Workshop de Dança Barroca”, com Raquel Aranha.