Durante todo o dia desta terça-feira (21/12), a EMEF “Prof. José Tomás Borges” sediou o 3º Mutirão de Castração de 2021, idealizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Ao todo, 200 cães e gatos, machos e fêmeas, foram castrados e microchipados. Esses animais pertencem a lista de espera aberta na campanha de castração anterior, em agosto, sendo que as vagas remanescentes foram distribuídas igualmente entre as protetoras de animais cadastradas junto a Secretaria de Meio Ambiente até o mês de dezembro.
Nas duas castrações anteriores, realizadas nos dias 23 de fevereiro e 28 de julho, foram castrados e microchipados 400 animais, entre cães e gatos.
O controle populacional destes animais domésticos é uma das políticas públicas do Município de Tatuí para evitar seu crescimento descontrolado que, além de evitar a transmissão de zoonoses – tais como raiva, leptospirose, leishmaniose – ocasiona inúmeros problemas, como agressões envolvendo pessoas ou outros animais; contaminação ambiental por dejetos, pelos e dispersão de lixo; e transtornos no trânsito, que podem, muitas vezes, causar acidentes ou atropelamentos. Além disso, o controle populacional acarretará na diminuição do abandono de cães e gatos.