A escritora e poetisa tatuiana Cristina Siqueira, lançou no último sábado (11/12), a sua placa/poema “Praça da Matriz”, parte integrante do Projeto “Escritos atrás do Pensamento”, com chancela do ProACLab, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A manhã tatuiana na Praça da Matriz, misturou o artesanato, a música e a literatura, pois todos que por ali passaram, foram agraciados pela escritora com o seu poema, além de poderem registrar o momento com Cristina, que distribuía seus poemas autografados.
O momento – que contou com a presença do secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli -, ainda foi agraciado com a presença do neto da escritora, Raí, de apenas 10 anos de idade, que declamou a todos o poema que ficará exposto na Praça da Matriz, tornando-se mais um cartão postal da cidade.
Todos os que se fizeram presentes na Praça da Matriz, ainda puderam acompanhar a apresentação da Banda Musical “Prof. Dirceu Ortolani Stein”, de Capivari, que era a atração daquele sábado do Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí.
Poema “Praça da Matriz” – Em grande parte das cidades do interior, tradicionalmente existe uma “Igreja Matriz”, todavia, segundo a escritora, “este poema canta a nossa Praça da Matriz; é um poema de pertencimento, do amor que temos escrito no chão de nossa terra. O coração da cidade pulsa na Praça da Matriz. Espera-se, com este poema, despertar o amor à nossa terra e o orgulho por sermos tatuianos e residirmos nesta Cidade Ternura”, diz Cristina.
O poema raiz “Praça da Matriz” foi escrito no antigo “Café Canção”, que funcionava no local que foi residência do grande compositor e músico tatuiano, Bimbo Azevedo, e era o ponto dos “cults” tatuianos no início dos anos 2000.