Uma grande epopeia pôde ser vivida por todos aqueles que compareceram no Ginásio “Manoel Soares”, do Clube de Campo de Tatuí, no último domingo (05/12), para prestigiar a grande final do Campeonato Paulista de Basquete da Série A1. Após uma partida emocionante contra a Liga Sorocabana de Basquete/PMS (LSB), o GrupoBT/Clube de Campo/Tatuí sagrou-se bicampeão da competição estadual.
O roteiro para que a decisão fosse emocionante já estava sendo escrito desde a última quinta-feira (02/12): com o revés na primeira partida, em Sorocaba, a equipe tatuiana precisava vencer os dois jogos definitivos dos play-offs do torneio para ser campeã; com o apoio da torcida e com grandes atuações dos atletas, isso foi possível.
Tudo começou no sábado (04/12): era tudo ou nada. Ou o Basquete Tatuí vencia e forçava a realização do terceiro jogo, ou perdia e dava adeus a conquista do bicampeonato. Apesar da pressão pelo resultado, ao contrário do que se imagina, os tatuianos não aparentavam estar nervosos e venceram com certa tranquilidade os adversários, pelo placar de 65 a 48 (34 a 29 no primeiro tempo), com grande atuação dos jogadores Rafael Castellón (com 16 pontos, 4 rebotes e 4 bolas recuperadas) e Paulo Junior (com 13 pontos e 7 rebotes).
O primeiro respiro foi dado, a vantagem da LSB se esvaiu e ambas as equipes precisavam de uma vitória simples no domingo (05/12) para levar o título para casa. Entretanto, Tatuí tinha a sua torcida, que se tornou o sexto jogador em quadra, empurrando os atletas rumo ao título.
Mas era uma final e, como em qualquer esporte, finais são jogos em que muitas vezes o emocional dos atletas é mais importante do que a técnica, e manter o equilíbrio é fundamental em um jogo que certamente seria decidido em detalhes. E assim se deu. A equipe sorocabana dominou o primeiro tempo do confronto, vencendo por 29 a 23, todavia, Tatuí não se abateu com o resultado adverso e foi em busca da virada nos dois últimos quartos. Em mais um capítulo dessa jornada heroica, o GrupoBT/Clube de Campo/Tatuí virou o placar e venceu por apenas dois pontos de diferença, 49 a 47, com muita emoção até o último segundo, em que uma bola de três pontos dos rivais bateu no aro e não entrou.
Em questão de segundos, o grito de nervosismo se tornou um grito de emoção e comemoração, Tatuí se sagrava bicampeão da categoria de acesso do basquete paulista, com grande partida dos jogadores Cesomar Neto (com 11 pontos e 5 rebotes) e Felipe Taddei (com 10 pontos).
Agora, o GrupoBT/Clube de Campo/Tatuí aguarda os próximos desafios que essa temporada reserva para a equipe, sempre com a confiança e o apoio da torcida, que se provou ser parte integrante da equipe, empurrando os atletas para duas viradas seguidas nas fases finais do campeonato, determinantes para a conquista do título.
Os parceiros e patrocinadores do Basquete Tatuí são: Prefeitura Municipal de Tatuí; Grupo BT; Pátio Vivaz; Empresa de Ônibus Rosa; Academia SportZone; One 7; Hospital do Dente; Climm; Pizza Prime; e Vidraçaria Paraíso.