Um livro de poemas a céu aberto. Esse é o Projeto “Livro de Rua”, que consiste em pinturas em diversos pontos de Tatuí, com poemas da escritora tatuiana Cristina Siqueira. O Projeto recebeu o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Em sua primeira fase, de cinco murais, o Projeto está sendo produzido com incentivo do ProAc LabExpress, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no capítulo “Escritos atrás do pensamento”. Dois desses murais estarão na Praça da Matriz e na Praça de Alimentação, nos arredores da Praça da Santa.
Em seguida, a autora propõe a execução de 50 murais em locais de fácil acesso à população, como ruas, praças, parques, trilhas, casas e edifícios, abordando temas reflexivos, ora do imaginário, ora da realidade. Um mapa da localização das páginas-muro será disponibilizado à população.
O leitor será conduzido à uma viagem divertida e animada pelas ruas da cidade, podendo participar e procurar as páginas do “Livro de Rua de Tatuí”, fazendo selfies com os murais de cenário. Serão disponibilizados poemas de valorização do “ser humano”, em um movimento consciente e libertador da paisagem cinza da cidade, que acena para um novo sentido de vida. “Os poemas expostos em espaços públicos e particulares ultrapassam o formato material do livro e penetram no espaço ambiental, criando a poética do novo homem que interage com a natureza, sensível à paisagem que o conduz a introspecção, a contemplação amorosa, a observação arquitetônica e a histórica do espaço urbano. A proposta é mudar o modo de olhar, alargar os horizontes, sair do muro das lamentações para o muro de todas as possibilidades de realizações”, explica a escritora.
Atualmente, Cristina busca parcerias e pessoas para integrar sua equipe na elaboração do Projeto (segundo ela, várias empresas e pessoas já se manifestaram como apoiadores), o qual a escritora apresentou ao prefeito de Tatuí, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, em seu gabinete, recentemente. Ela esteve acompanhada pelo secretário Cassiano Sinisgalli, de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
Sobre Cristina Siqueira – Escritora, poetisa, decoradora e educadora, Cristina tem o seu ateliê em Tatuí, cidade onde realizou o projeto “Livro de Rua” e o livro “Prisma”. Foi articulista do Jornal “O Progresso de Tatuí” e trabalhou durante 17 anos na área de Educação.
Dinamizou espaços culturais e ampliou o seu trabalho em viagens pelo Brasil e pelo exterior, com foco na poesia. Seu CD “Se houvesse amor à vida seria carícia” foi lançado em várias cidades da Europa, sendo seu cartão de visita em Coimbra, Lisboa, Barcelona, Paris e Florença.
É curadora de várias intervenções poéticas e artísticas, promovendo saraus, exposições e recebendo em seu ateliê escritores, poetas e artistas. Em 2021, devido ao isolamento social, realizou um mês dedicado a poesia e um sarau, de forma virtual, que envolveu personalidades de Tatuí e do mundo.
Autora de 5 livros publicados, entre eles “Papel”, “A Carne da Noz” e “Por Trás dos Muros”, e da performance teatral “Chama de Vida”, com o grupo “Novas Tendências”, Cristina é membro correspondente da Academia Sorocabana de Letras.
Dedica-se, diariamente, a dinamizar as mídias sociais com trabalho literário e artístico, contando com leitores fiéis que a acompanham. Além disso, está em fase de finalização de um livro cujo cenário é Trancoso, localizado no sul da Bahia.