Nos dias em que ocorreram a “43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”, promovida pela ABCCRM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, manteve nas dependências do Centro Hípico de Tatuí – sede do evento – um estande de informações turísticas, com o intuito de fomentar a marca “Tatuí – Invista aqui”. Lá, foi realizada uma pesquisa de demanda turística com todas as pessoas que passavam pelo local.
Ao todo, foram obtidas 107 respostas, das quais 60,7% foram de homens e 39,3% de mulheres. Este público foi derivado de diversas cidades do Estado de São Paulo e de todo o Brasil, como Cuiabá (MT), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Londrina (PR), Guaxupé (MG), Uberaba (MG), Três Lagoas (MS) e Nova Lima (MG); além disso, também foi registrado a presença de moradores da cidade colombiana de Santander.
De todas as pessoas que responderam à pesquisa, há uma grande superioridade do público de 31 a 50 anos de idade, que somados, totalizam 76,7% do público; enquanto o público de 18 a 30 anos de idade, representa apenas 8,4% de participação na Exposição. Completam este quesito menores de 18 anos de idade (0,9%) e maiores de 51 anos de idade (14%).
Das 107 pessoas que participaram da pesquisa, 75,7% estiveram em Tatuí em virtude da “43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”. Os outros motivos alegados pelos participantes foram: lazer e entretenimento (9,3%), negócios (8,4%), família (5,6%) e outros motivos (0,9%).
Mais da metade dos presentes permaneceram mais de quatro dias na cidade, representando 54,2% do total; já 20,6% ficaram três dias em Tatuí; 15,9% dois dias; e, 9,3% apenas um dia.
No período da estadia, 39,6% das pessoas que responderam à pesquisa, disseram ter gasto, diariamente, mais de R$ 300,00 com alimentação e hospedagem em Tatuí; 23,6% gastaram até R$ 200,00; 19,8% até R$ 300,00; e 10,4% até R$ 100,00; além disso, 6,6% preferiram não responder à esta pergunta.
A unanimidade da pesquisa, está na pergunta em que as pessoas foram questionadas se voltariam a Tatuí: todos os entrevistados (100%) afirmaram que sim.
A Exposição aconteceu de 21 a 31 de outubro e contou com a participação de mais de 500 cavalos da raça Mangalarga e seus mais de 80 expositores de 8 Estados do Brasil, movimentando a economia e o turismo do município. “Este evento foi de extrema importância para Tatuí, pois há estimativas de que movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios, especialmente hotéis, restaurantes e outros serviços, gerando desenvolvimento, renda e emprego, além de ter projetado o nome da cidade e da região para todo o Brasil. É o Turismo mais forte auxiliando a economia local”, comemorou o secretário municipal de Turismo, Cassiano Sinisgalli.