Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO” RECEBEU DIA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DO PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”

BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO” RECEBEU DIA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, DO PROGRAMA “VIAGEM LITERÁRIA”

Publicado em:

Companhia “Mandingueiras da Pracinha”, parte integrante do Programa “Viagem Literária”, com a “Contação de Histórias: Contos Populares”.

A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí, recebeu nesta quinta-feira (21/10), a Companhia “Mandingueiras da Pracinha”, parte integrante do Programa “Viagem Literária”, com a “Contação de Histórias: Contos Populares”, que teve o apoio cultural da COOP de Tatuí – Cooperativa de Consumo. 

No decorrer do dia aconteceram duas sessões de contação de histórias, com a participação de alunos das EMEF’s “João Florêncio” e “Eugênio Santos”.  

A sessão matutina, que também foi transmitida nas redes sociais, contou com a presença do secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; do diretor de Cultura, Rogério Vianna; da professora/coordenadora de Projetos de Incentivo à Leitura da Biblioteca, Maria Salete Pereira; da diretora da EMEF “Eugênio Santos”, Andréia Aparecida Soares, que esteve acompanhada das professoras Maria Luci Diccini e Aline Dorte e da inspetora Maria Teresa; e representando a EMEF “João Florêncio”, participaram as professoras Zilda Martins de Oliveira e Maria Aparecida Dias Leme, e as inspetoras Sônia Maria Hajje e Angela Maria Hessel, representando a diretora da instituição, Edna Dalva dos Santos Oliveira. 

A Companhia é formada pelas contadoras de histórias e professoras Camila Signorini e Paula de Castro, especialistas em arte-educação e capoeiristas pela Associação Refúgio Cultural Capoeira Angola. Apaixonadas pela arte e cultura popular, elas estudam brincadeiras, danças e ritmos percussivos desde 2014, “amarrando as saias” e “bebendo na fonte” da literatura, da oralidade e da história brasileira para contar, cantar e encantar todas as pessoas que queiram fortalecer as rodas cheias de ginga e axé. “Os contos populares nos aproximam, resgatam nossas raízes e nos dão de presente a possibilidade de sermos o futuro, aquele encarregado de dar continuidade a uma história”, comenta a dupla.  

Programa “Viagem Literária” – O Programa de estímulo à leitura é promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), e realizado pela Organização Social “SP Leituras”.

Desde o início do “Viagem Literária”, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 227 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram o conhecimento e o afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo “Poesia”, em novembro de 2020, tendo como proposta estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo