Teve início oficialmente no último sábado (23/10), com o tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes do evento, a “43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga”, promovida pela ABCCRM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Realizada no Centro Hípico de Tatuí, a Exposição seguirá até este domingo (31/10).
A cerimônia de abertura, que teve recepção musical da “Orquestra de Cordas” do Conservatório de Tatuí, contou com a presença do prefeito, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; da diretora e presidente do Centro Hípico de Tatuí, Clélia Maria Erwenne Araújo Pinto; do presidente da ABCCRM, Eduardo Rabinovich; do diretor da ABCCRM, Guilherme Saad; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí – FUSSTAT, Alessandra Gonzaga; do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; além de diversas outras autoridades e empresários da região.
Nas dependências da Exposição, a Prefeitura de Tatuí mantém um estande de informações turísticas, com o intuito de fomentar a marca “Tatuí – Invista Aqui”, em busca da geração de novos negócios e oportunidades, além de orientar os turistas com informações sobre o município, para que eles tenham uma boa experiência durante o tempo em que aqui permanecerem. Neste espaço, os empresários e investidores podem encontrar todas as informações pertinentes ao município em um “book referencial”, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública da Prefeitura de Tatuí, que apresenta informações como a sua localização estratégica, sua excelente infraestrutura, mão de obra qualificada e leis de incentivo para novos investimentos, além de outros dados da 4ª cidade mais segura do Brasil.
Os profissionais do estande também estão realizando uma pesquisa de demanda turística com os visitantes, sendo o “turismo de negócios e eventos” um segmento que fortalece diversos setores de serviço e comércio de Tatuí, ajudando a impulsionar a economia local.
Na abertura oficial, uma homenagem foi prestada à prefeita Maria José Gonzaga, por meio dos organizadores do evento, que além de colocar a imagem da prefeita em um telão, falaram da sua importância para a consolidação da Exposição em Tatuí. Um mimo de flores foi entregue à filha, Alessandra.
O prefeito Professor Miguel, em suas palavras, destacou a vocação de Tatuí para realizar grandes eventos hípicos, além de elogiar a infraestrutura local e enumerar alguns potenciais pontos turísticos. Miguel comentou da ocupação dos hotéis em Tatuí, no fim de semana, que foi de 100%. “Evento que traz para o Município a geração de renda e empregos”, disse.
Sobre o evento – Durante todos os dias da “43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga” estão acontecendo julgamentos de marcha e morfologia dos cavalos, com disputas tanto na classe geral como nas classes voltadas a animais de pelagens diferenciadas; e a volta das provas sociais, com as categorias mini-mirim, mirim, jovem, feminina e a “prova do patrão”, que na edição passada não puderam ser realizadas em virtude da Pandemia.
Encerrando as atividades, neste fim de semana acontecerá o principal evento: a definição dos “Grandes Campeões Nacionais de 2021”. No dia 30/10 terá início o julgamento dos “Grandes Campeonatos de Marcha ao Cabresto”, nas categorias de Potros e Potrancas, e, no dia seguinte (31/10), o grande momento de toda a agenda, com a escolha da “Grande Campeã Égua” e do “Grande Campeão Cavalo”.
Tudo poderá ser acompanhado ao vivo no site www.cavalomangalarga.com.br ou no aplicativo “Ride2Play”, disponível na PlayStore e na AppStore.