Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. “MÚSICA NA PRAÇA”, RECEBERÁ BANDA “LIRA SANTA CECÍLIA”, DE PEREIRAS, NESTE SÁBADO

“MÚSICA NA PRAÇA”, RECEBERÁ BANDA “LIRA SANTA CECÍLIA”, DE PEREIRAS, NESTE SÁBADO

Publicado em:

Banda “Lira Santa Cecília”, de Pereiras, que se apresentará neste sábado, às 11h, na Praça da Matriz.

O Projeto “Música na Praça”, ação cultural da Prefeitura de Tatuí, receberá neste sábado (16/10), a Banda “Lira Santa Cecília”, da cidade de Pereiras, que se apresentará, como de costume, às 11h, na Praça da Matriz. 

A Banda foi fundada oficialmente em 1884, porém, há registros de sua existência desde 1878, quando o maestro Honório de Almeida, viajava a cavalo, de Tietê até Pereiras, para dar aulas de música. Por indicação de padre Ângelo Tersi, entre os anos de 1878 e 1880, o grupo musical que, até então, tinha o nome de “Lyra Pereirense”, foi alterado para “Lira Santa Cecília”, em homenagem a santa que é padroeira dos músicos. 

Alexandre Paschoal – que foi um dos alunos de Honório que mais se destacou – foi professor de Sabatino Pastore, que regeu a Banda por 58 anos, sendo o grande responsável pela formação de muitos músicos de Pereiras e região. Ele foi sucedido por Maria Cristina de Jesus da Silva – a primeira maestrina do grupo – que, infelizmente, faleceu em 2013, fato este, que fez com que Juliano Gomes da Silva assumisse a função, a qual exerceu até o mês de agosto, quando assumiu o atual maestro, Roberto Elias da Silva Savoia. 

Por meio da Banda “Lira Santa Cecília”, surgiu a Escola de Música “Nicanor Molitor” (que fez parte da Banda até os 92 anos de idade e faleceu em 1998), que exerce suas atividades até hoje, formando músicos e enriquecendo ainda mais a história do grupo musical que existe há mais de um século.  

Atualmente, a Escola conta com Matheus Oliveira na área de “madeiras” e Roberto Savóia na área de “metias”. Além disso, a Corporação possui um CD intitulado “Nossa Banda… Nossa História…”, que registra obras de compositores pereirenses, que expressam com evidência o valor da arte musical daquela terra. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo