A Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, informa que o Projeto “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), apresentará, nos dias 11, 13 e 15 de outubro, segunda, quarta e sexta-feira, respectivamente, das 19h às 21h, a oficina “O Cinema Brasileiro Contemporâneo em 3 Atos”, com Bruno Cucio. Ela será realizada ao vivo, por meio da plataforma Zoom, sendo necessário se inscrever previamente no link https://bit.ly/3iDxHqb
A oficina, direcionada para pessoas maiores de 15 anos de idade, promoverá a discussão sobre o cinema nacional, estabelecendo um recorte temporal entre o período da “Retomada”, nos anos 90, até os dias de hoje. Divididas em três partes, as aulas propõem um diálogo entre o contexto sócio-político-cultural e as transformações estéticas que os artistas buscaram como tentativa de representação na época e na atualidade. Assim, durante o curso, os participantes passarão pelo fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura, em 1990, a criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine), no início dos anos 2000, o forte ressurgimento do financiamento e editais públicos, a situação atual da produção audiovisual e diversas análises de filmes do período.
Ao iniciante no assunto, a oficina oferecerá uma perspectiva de tudo o que foi construído ao longo dos anos, para que ele entenda as imagens do audiovisual nacional das salas de cinema de hoje. Assim, o curso despertará no aluno o interesse sobre a situação atual da cinematografia brasileira, para que ele nutra o desejo de acompanhar o crescimento dessa área de produção, fora da sala de aula.
Para isso ser possível, é necessário que, além de criar repertório através de aulas expositivas – passando pelas diversas propostas estéticas realizadas pelos diretores do cinema brasileiro do período abordado -, o aluno tenha a possibilidade de debater as soluções que os artistas do cinema brasileiro buscaram realizar em suas representações do mundo.
As aulas serão mediadas por Bruno Cucio, que é graduado em Cinema pela FAAP, mestre pelo Departamento de Artes da Unesp e sócio da “Travessia Filmes” que, desde 2009, atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Ele foi produtor executivo do longa-metragem “Para’í”, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. Coordenou o projeto socioeducacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: Pontos MIS, Instituto de Cinema, SESC, POIESIS, IED – Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida. Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.