1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. REVITALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO DO MANDUCA CONTEMPLA COLOCAÇÃO DE GRAMAS E CONTROLE DE EROSÃO DAS MARGENS

REVITALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO DO MANDUCA CONTEMPLA COLOCAÇÃO DE GRAMAS E CONTROLE DE EROSÃO DAS MARGENS

Publicado em:

Plantio de gramas às margens do Ribeirão do Manduca é uma das etapas de recuperação.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Obras e Infraestrutura e de Agricultura e Meio Ambiente, realiza, desde o início deste ano, uma ação de reparo nos taludes às margens do Ribeirão Manduca. A iniciativa é fruto do nível de erosão avançada, que alguns pontos do Ribeirão apresentavam. A próxima etapa é o plantio 60 mudas de diversas espécies nativas, nos quatro trechos que compõe a área. 

Cerca de 900 metros lineares do Manduca, entre a Avenida Domingos Bassi até a Praça João Antônio da Fonseca (Bairro CECAP até a Vila Dr. Laurindo), sendo divididos em quatro trechos, enfrentavam esse problema de erosão. O processo inicial da revitalização das margens, chamado de “retaludamento” (contenção que utiliza o solo como seu principal material, para a contenção de taludes com risco de deslizamentos), foi conduzido pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. 

Agora, para finalizar as ações de revitalização, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente plantará árvores e grama tipo esmeralda, em 4 mil m² do local, para auxiliar na contenção do solo, coibindo novos pontos de erosão. As espécies nativas que serão plantadas em busca de restaurar a fauna local são Sibipiruna, Canafístula, Cereja do Rio Grande, Araçá Vermelho e Araçá Amarelo; depois, haverá o plantio de mudas de Ipê, para embelezar e colorir os trechos. 

A arborização do local será benéfica, pois produzirá sombreamento nas calçadas e ruas, diminuirá a temperatura, gerando conforto térmico para as pessoas que utilizam o espaço para atividades físicas, fornecerá abrigo e alimento para os pássaros; auxiliará na proteção das margens do córrego; e melhorará o aspecto estético e paisagístico do local. 

Este último processo de revitalização – o plantio de árvores e de grama -, foi viabilizado por meio da conversão de compensações ambientais de pessoas físicas e jurídicas que estavam com processos de licenciamento, ou notificação ambiental, pendentes junto ao Departamento de Meio Ambiente, sendo assim, não estão sendo aplicados recursos públicos para conclusão destas ações. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

VÍDEO DA EXPOSIÇÃO “A DANÇA SOB O OLHAR DA CAPITAL DA MÚSICA” ESTREIA NESTA SEXTA-FEIRA (15/11) NO CANAL DO MUSEU NO YOUTUBE

O público pode visitar a mostra, que é parte das comemorações do Dia Mundial do Hip-hop, no Museu Histórico “Paulo Setúbal” até este domingo, dia 17 de novembro.

RESULTADOS FINAIS DOS EDITAIS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC (PNAB) EM TATUÍ SÃO HOMOLOGADOS

Os proponentes classificados devem realizar o procedimento de Habilitação dos Documentos na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de novembro.

ÚLTIMO SHOW DO DUO “CASA FORTE”, REFERENTE AO EDITAL DE CULTURA “MARIA RUTH LUZ”, ACONTECE NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”

Com duração de 60 minutos, “Sons de casa – Canções do nosso tempo” é uma viagem pela Música Popular Brasileira e inclui arranjos inéditos de novos talentos da MPB, conectando diferentes épocas e gerações.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo