Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. REVITALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO DO MANDUCA CONTEMPLA COLOCAÇÃO DE GRAMAS E CONTROLE DE EROSÃO DAS MARGENS

REVITALIZAÇÃO DO RIBEIRÃO DO MANDUCA CONTEMPLA COLOCAÇÃO DE GRAMAS E CONTROLE DE EROSÃO DAS MARGENS

Publicado em:

Plantio de gramas às margens do Ribeirão do Manduca é uma das etapas de recuperação.

A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Obras e Infraestrutura e de Agricultura e Meio Ambiente, realiza, desde o início deste ano, uma ação de reparo nos taludes às margens do Ribeirão Manduca. A iniciativa é fruto do nível de erosão avançada, que alguns pontos do Ribeirão apresentavam. A próxima etapa é o plantio 60 mudas de diversas espécies nativas, nos quatro trechos que compõe a área. 

Cerca de 900 metros lineares do Manduca, entre a Avenida Domingos Bassi até a Praça João Antônio da Fonseca (Bairro CECAP até a Vila Dr. Laurindo), sendo divididos em quatro trechos, enfrentavam esse problema de erosão. O processo inicial da revitalização das margens, chamado de “retaludamento” (contenção que utiliza o solo como seu principal material, para a contenção de taludes com risco de deslizamentos), foi conduzido pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. 

Agora, para finalizar as ações de revitalização, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente plantará árvores e grama tipo esmeralda, em 4 mil m² do local, para auxiliar na contenção do solo, coibindo novos pontos de erosão. As espécies nativas que serão plantadas em busca de restaurar a fauna local são Sibipiruna, Canafístula, Cereja do Rio Grande, Araçá Vermelho e Araçá Amarelo; depois, haverá o plantio de mudas de Ipê, para embelezar e colorir os trechos. 

A arborização do local será benéfica, pois produzirá sombreamento nas calçadas e ruas, diminuirá a temperatura, gerando conforto térmico para as pessoas que utilizam o espaço para atividades físicas, fornecerá abrigo e alimento para os pássaros; auxiliará na proteção das margens do córrego; e melhorará o aspecto estético e paisagístico do local. 

Este último processo de revitalização – o plantio de árvores e de grama -, foi viabilizado por meio da conversão de compensações ambientais de pessoas físicas e jurídicas que estavam com processos de licenciamento, ou notificação ambiental, pendentes junto ao Departamento de Meio Ambiente, sendo assim, não estão sendo aplicados recursos públicos para conclusão destas ações. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

TATUÍ APRESENTA RESULTADOS DA MURALHA DIGITAL EM FÓRUM REGIONAL SOBRE CIDADES INTELIGENTES

O prefeito Miguel é um dos palestrantes confirmados no evento que reunirá prefeitos, gestores e servidores públicos na próxima semana, em Sorocaba, para tratar da transformação digital das administrações municipais.

MAIS DE 1900 PORÇÕES DE DROGAS SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM AÇÕES DE PATRULHAMENTO

As ações ocorreram em diferentes bairros da cidade, com destaque para as regiões do Jardim Wanderley, Vila São Lázaro e Vila Esperança.

100 DIAS DE GOVERNO: INVESTIMENTOS NO TURISMO FORTALECEM ECONOMIA LOCAL

Entre os destaques estão o lançamento do “Roteiro Turístico & Gastronômico de Férias”, a realização do “Tatuí Folia 2025 – O Carnaval da Família” e da “2ª Feira da Mulher Empreendedora” e melhorias na infraestrutura dos prédios e praças culturais.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.