O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, integra a programação nacional da “15ª Primavera dos Museus” – uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) – que, neste ano, tem como tema “Museus: perdas e recomeços”, para refletir a função dos museus neste momento de pandemia da Covid-19. As atividades no Museu tatuiano e extramuros serão realizadas a partir da próxima semana, de 20 a 26 de setembro.
Em Tatuí, durante os dias da “15ª Primavera dos Museus” (de terça-feira a domingo, das 9h às 17h), no Museu, a programação será a seguinte: exposição “Retratos Musicais”, de Laio de Almeida, com a intenção de fortalecer o cenário musical da nossa cidade e valorizar espaços turísticos; exposição “Artes Visuais do Concurso Paulo Setúbal”, com 105 trabalhos desenvolvidos pela Rede Municipal de Educação de Tatuí, inspirados no tema “Alma Cabocla”, livro de Paulo Setúbal; e visitas monitoradas pela expografia do Museu, que tem como narrativa a história de Tatuí e dos tatuianos.
Dia 21/09 (terça-feira), no Centro Histórico de Tatuí (casa dos funcionários da Fábrica São Martinho), das 19h às 20h, acontecerá o show musical “Tem Ar… te! Música”, com Renata Cristiane Ramos, que faz parte do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.
No Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes acontecerá, no dia 25/09 (sábado), das 14h às 15h, a oficina “Didática das Brincadeiras na Musicalização Infantil”, que também integra o “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”. A oficina será ministrada por Jessé Jackison de Souza Ramos.
Por fim, acontecerá a ação educativa “Apenas Dance” (Breaking para todos), com Emerson Henrique Dias Pontes, das 9h às 10h, no canal do Museu no Youtube (https://bit.ly/2PxMmUQ). A videoaula é destinada para surdos e mudos, em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, e também faz parte do “1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí”.
Mais de 680 instituições, entre museus, espaços e centros culturais de todo o país, participantes deste Projeto, realizarão 1.760 atividades em todo o Brasil, tais como shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livros, workshops, festivais, entre outros.