3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. COMDEMA VISITA NOVO PAÇO MUNICIPAL; PRÉDIO É MODELO DE SUSTENTABILIDADE NO MUNICÍPIO

COMDEMA faz visita ao novo Paço Municipal.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), realizou nesta quarta-feira (25/08), a primeira – de muitas – visitas técnicas em locais públicos, com o intuito de gerar conhecimento, capacitar e atualizar seus integrantes sobre as condições atuais de alguns pontos ambientalmente relevantes para o município. A primeira visita foi no novo Paço Municipal de Tatuí.

Projetado e construído para ser um modelo em sustentabilidade, o prédio contém itens, em sua edificação, que procuram promover a economia de recursos, como água (torneiras com redutor de vazão ou temporizador – evitando o desperdício de água, válvulas de descarga com duplo acionamento – reduzindo 50% o consumo de água no sanitário – e,  sistema de captação de águas pluviais usadas para irrigação) e energia elétrica (pisos e paredes claras, ventilação cruzada, janelas e portas de vidro, cinturão de árvores, iluminação com lâmpadas LED, aparelhos que reduzem o gasto energético e placas de captação de energia solar).

O Paço Municipal também possui a estrutura brise soleils, que auxilia no controle, de forma passiva, da temperatura em ambientes, promovendo sombreamento e ventilação cruzada. Além disso, a edificação sustentável busca incentivar a redução de resíduos, por meio da coleta seletiva, permitindo a acessibilidade (rampas e demais itens que facilitam o acesso e a circulação de todos em suas dependências, valorizando a inclusão) e a mobilidade urbana alternativa (com a instalação de bicicletários, incentivando a carona solidária). O entorno do prédio possui uma área permeável gramada e as vias de acesso possuem piso intertravado, que permitem a infiltração das águas pluviais, ou seja, o abastecimento dos lençóis freáticos e a diminuição da percolação da água superficial.

“Os itens citados fazem parte de um exemplo de elementos e de práticas que uma edificação sustentável potencialmente tenha que possuir. É função da gestão ambiental do Executivo, incentivar a instalação e a aquisição gradual destes elementos que promovam a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, em todos os prédios municipais. Por isso, é importante que os membros do COMDEMA sejam parceiros na difusão destas informações e deste conhecimento”, explica a conselheira Marceli Fernandes Lazari, que também destaca que “as visitas técnicas capacitam os integrantes do Conselho, estimulando a participação e a troca de informações”.

Quem se interessar em implantar itens e práticas sustentáveis em sua edificação, pode entrar em contato com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Tatuí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A sede da Pasta está situada na Rua Chiquinha Rodrigues, nº 909, Vila Dr. Laurindo. Mais informações: (15) 3205-1082.

Próximas visitas – O COMDEMA, em sua agenda, fará as seguintes visitas técnicas: Ecopontos municipais (urbanos e rurais), no mês de setembro; Cooperativa de Reciclagem de Tatuí (COORETA), em outubro, para verificar as evoluções e os entraves junto aos cooperados, bem como analisar projetos e programas em andamento; sistema de automação da FATEC Tatuí e as parcerias do setor, como os pluviômetros usados pela Defesa Civil – COMPDEC, em novembro; e, por fim, sistema de captação de água, além de projetos e programas realizados pela SABESP no município, no mês de dezembro.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.