Foi inaugurado pela Prefeitura de Tatuí, no fim da tarde desta segunda-feira (23/08), o Centro Municipal Integrado de Reabilitação (CIR), nas dependências do antigo “Postão”. O local – que atenderá recém-nascidos de risco ou com deficiência estabelecida e pessoas com deficiência (temporária ou permanente) física, intelectual, auditiva, visual, múltipla e Transtorno de Espectro Autista (TEA), sem restrição de faixa etária -, é o primeiro CIR da região a ser implantado sob gestão municipal; em tempo, o projeto foi aprovado pela então prefeita, Maria José Gonzaga (in memorian).
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; a secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins; o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu; a coordenadora técnica do CIR, Talita de Campos Urso; a vereadora proponente da homenagem, Cíntia Yamamoto Soares; o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; o procurador de Justiça, José Reinaldo de Almeida, representando o procurador geral, Mário Luiz Sarrubbo; e o 4º promotor de Justiça da Comarca de Tatuí, Carlos Eduardo Pozzi; além de outros vereadores e secretários municipais.
Em sua fala, o prefeito Miguel exaltou o papel exercido pela então prefeita Maria José para a conquista deste espaço, citando “a importância dessa missão, de carinho, amor, respeito e dignidade; palavras que eram chaves no dicionário da nossa líder [prefeita Maria José]”. Já o promotor Carlos Eduardo Pozzi, representando o Ministério Público, falou a respeito dos recursos de ações cíveis e penais condenatórias liberados para projetos da Prefeitura de Tatuí. “Este é um dos projetos, na área da saúde, mas há outros, em diversas áreas, como educação e segurança pública”.
O CIR recebeu a denominação “Pedro Justino Tavares – Pedrinho”, em homenagem ao menino que nasceu com hidrocefalia, se fazendo necessário, logo nos primeiros meses de vida, ser submetido a uma cirurgia para colocar uma válvula que redirecionava o excesso de líquido do ventrículo do cérebro para outra parte do corpo, proporcionando um grande alívio para Pedrinho, que dividida seu tempo entre as sessões de fisioterapia e as aulas na escola que frequentava. Infelizmente, ele faleceu com 2 anos e 6 meses de idade, em meados de abril de 2017, sendo agora, homenageado em projeto da vereadora Cíntia Yamamoto.
O Centro Municipal Integrado de Reabilitação (CIR), está situado na Praça Adelaide Guedes, s/nº, Centro – atrás do CS1, o “Postão” -, o local funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.
Sobre o CIR – No local, a população terá à disposição – mediante encaminhamento médico da Rede Municipal de Saúde – serviços de intervenção e estimulação precoce; habilitação e reabilitação; atendimento médico; Serviço de Tecnologia Assistiva com dispensação de produtos assistivos; e coleta e compilação de dados para formulação de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência.
O projeto tem o objetivo de ampliar o acesso, qualificar o atendimento, articular e integrar os serviços de saúde (da Atenção Básica, especializada e hospitalar) de forma a garantir a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência temporária e permanente; progressiva, regressiva ou estável; intermitente ou contínua.
O CIR foi equipado com uma estrutura totalmente nova, composta por duas salas de integração sensorial e uma sala de AVD (Atividades de Vida Diária); além de contar com uma equipe multidisciplinar integrada, formada por 2 terapeutas ocupacionais, 3 fonoaudiólogos, 3 fisioterapeutas, 3 psicólogos, 1 assistente social, 1 enfermeiro, 1 neuropediatra, 2 psiquiatras infantis, 1 ortopedista, 3 atendentes e 2 auxiliares de serviços gerais, sob a gestão de Talita de Campos Urso, coordenadora técnica do CIR, e Cintia Di Felice, coordenadora administrativa.