Na última quarta-feira (18/08), as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e do Canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí, durante patrulhamento na Vila Ezequiel, foram avisadas por moradores que um bebê, de 8 meses de vida, estava engasgado e convulsionando. Em ação rápida, a equipe avistou a mãe da criança e o bebê na situação informada pelas pessoas, e com as vias aéreas já obstruídas por secreção.
Imediatamente os guardas realizaram as manobras de primeiros socorros e, em seguida, conduziram a criança ao Pronto Socorro Municipal de Tatuí. No percurso, foram realizadas mais manobras para desobstruir as vias aéreas, até a chegada no local, onde o bebê continuou a ser atendido pelos médicos na Sala de Emergência. Durante todo o tempo, um dos GCM’s que faz parte da equipe do Canil, permaneceu na Sala de Emergência acompanhando os desdobramentos da situação, em virtude da gravidade e da instabilidade apresentada pela criança, que foi conduzida a procedimentos do Suporte Avançado de Vida, da pediatria. O bebê foi sedado e intubado, permanecendo estável na Sala de Emergência.
A equipe do Pronto Socorro Municipal de Tatuí informou que o bebê foi transferido para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), onde permaneceu estável, pelo menos, até a última sexta-feira (20/08), não havendo mais informações até a conclusão deste release.
Demais ocorrências – Foram abordadas na última semana (16 a 22 de agosto), 82 pessoas e 5 veículos, e registrados 15 atendimentos, sendo: averiguação (7); desacato (1); apoio a outras instituições (2); apreensão de simulacro pela feira livre (1); ambiental (2); emergência clínica (1); e acidente de trânsito (1).
Em relação às ocorrências crime, foram 5 pessoas presas (sendo 4 homens – 1 deles menor de idade, e 1 mulher maior de idade) e 5 flagrantes, resultando em 4 ocorrências por tráfico de drogas (48 porções de cocaína, 68 porções de crack e 18 porções de maconha) e 1 ocorrência por violência doméstica.