1. Home
  2. »
  3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  4. »
  5. MEI TEM ATÉ 31 DE AGOSTO PARA REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO; NÃO PAGAMENTO DE DÉBITO PODE…

MEI TEM ATÉ 31 DE AGOSTO PARA REGULARIZAR SUA SITUAÇÃO; NÃO PAGAMENTO DE DÉBITO PODE ACARRETAR INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA

Publicado em:

Caso de não regularização, MEI terá seu débito inscrito, pela Receita Federal, em dívida ativa, a partir do mês de setembro.

O SEBRAE-SP informa que o Microempreendedor Individual (MEI) que estiver com débitos apurados nas DASN-SIMEI (Declaração Anual Simplificada do MEI) e não regularizar a sua situação até o dia 31/08 (terça-feira), terá seu débito inscrito, pela Receita Federal, em dívida ativa, a partir do mês de setembro. Além disso, poderá ocorrer a exclusão SIMEI e do Simples Nacional por parte da Receita Federal, Estados e Municípios.

Os débitos não regularizados, serão inscritos em dívida ativa da seguinte forma: débitos de INSS serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), para inscrição em Dívida Ativa da União, com acréscimo de 20% a título de encargos; débitos de ISS serão encaminhados aos Municípios para inscrição em Dívida Ativa do Município, com acréscimo de acordo com a legislação municipal; e débitos de ICMS serão encaminhados aos Estados para inscrição em Dívida Ativa do Estado, com acréscimos de acordo com a legislação estadual.

Os débitos de INSS inscritos em dívida ativa da União, deverão ser pagos por meio do boleto DAS DAU, junto à PGFN. Os débitos de ICMS e ISS inscritos em dívida ativa pelos Estados e Municípios deverão ser pagos em guia própria do Estado ou Município responsável pelo imposto. Importante lembrar que, os débitos podem ser quitados à vista ou parcelado, conforme solicitação do empreendedor.

No caso da exclusão, do SIMEI e do Simples Nacional, o MEI será notificado para regularizar os débitos, no prazo contido na notificação. O MEI deve verificar no Portal do Simples Nacional, em “Simei – Serviços”, “Comunicações”, o “Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI” para constatar a existência das notificações, sob pena de ciência automática, correndo o risco de perder o prazo para regularização e consequente exclusão do SIMEI e Simples Nacional.

Não se trata apenas de deixar de ser MEI, será também excluído do Simples Nacional, devendo recolher os tributos na forma do lucro presumido ou real a partir da data de efeito da exclusão. Além disso, sofrerá todas as restrições aplicáveis aos contribuintes inadimplentes, como por exemplo, a perda da qualidade de segurado do INSS, a dificuldade para obtenção de crédito e o cancelamento do registro (CNPJ), além da possibilidade de cobrança judicial do débito (execução fiscal).

Como consultar os débitos – Para consultar os débitos na Receita Federal, o MEI deverá acessar o Portal do Simples Nacional (https://bit.ly/2UrZ5yM) e clicar em “Simei – Serviços”.

Em seguida, acessar o PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI (versão completa), mediante o uso do código de acesso ou certificado digital. Caso não possua, ou não lembre o código de acesso, na tela terá a opção para gerar um.

Após preencher os dados solicitados e clicar no botão “Continuar”, na tela que será exibida, é preciso clicar em “Consulta Extrato/Pendências”. Logo em seguida, em “Consulta Pendência no Simei”.

Na tela seguinte, serão apresentadas as pendências existentes. Se existir débitos, será apresentada a opção de gerar o DAS para o pagamento.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSICAL “NÓS SOMOS ADDAMS” É A ATRAÇÃO DO CEU DAS ARTES NESTE ÚLTIMO SÁBADO DO MÊS DE NOVEMBRO (30/11)

O enredo explora um tema familiar que costuma ser desafiador para muitos pais: a fase adulta e os relacionamentos dos filhos. Além disso, auxilia na reflexão, de forma leve e divertida, sobre as diferenças e o respeito à diversidade.

“AZUL REVELADO – DESCOBRINDO A CIANOTIPIA” ENCERRA O CALENDÁRIO DE EXPOSIÇÕES NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

A mostra apresenta obras que celebram a beleza e a singularidade dessa técnica fotográfica histórica que explora tons únicos de azul, característicos do processo de revelação.

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DOS SEIS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/11)

O contemplado que não apresentar este Relatório de Execução, ficará inabilitado de participar de futuros editais no âmbito municipal pelo prazo de três anos e responderá pelo uso indevido de recursos públicos.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo