A “1ª Semana Municipal da Juventude” teve início nesta terça-feira (17/08), com o “Rolê na Escola”, promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude de Tatuí (COMJUTA), no anfiteatro da E. E. “Barão de Suruí”.
Esteve presente no evento o subsecretário da Juventude do Estado de São Paulo, Luiz Chrysostomo de Oliveira, que oficializou a destinação de R$ 750 mil para a construção da Casa da Juventude em Tatuí, projeto este que já está em andamento na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo, no qual o município foi escolhido para fazer parte, entre 40 cidades do Estado, por conta do trabalho realizado pelo COMJUTA.
O “Rolê na Escola” – que teve a abertura realizada pelo presidente do COMJUTA, Willian Alexandre -, contou com apresentações musicais dos alunos da Oficina “Rimas, Batidas e Consciência”, conduzida pelo Mc Visel, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, e, também, da Big Band do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Além disso, aconteceram bate-papo com os estudantes da escola, tendo como tema: “Saúde Emocional”; e apresentações de rap, funk, break e beatbox.
O evento contou com a presença do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; da diretora da E. E. “Barão de Suruí”, Adriana Cristiana Rainho; do diretor da FATEC Tatuí e vice-presidente do COMJUTA, Anderson Luiz de Souza; do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Antônio de Camargo (Márcio do Santa Rita); e de outros vereadores e representantes de instituições sociais.
A “1ª Semana Municipal da Juventude” segue até domingo (22/08), com diversas atividades: dia 18/08, às 18h, no Centro Cultural de Tatuí, bate-papo “Fala COMJUTA”, com o tema “Novo Normal – Efeitos da Pandemia, Família e Preconceito”; dia 19/08, às 19h, no CEU das Artes, Stand-Up Comedy “Veja Pelo Lado Bom”, com Paulo Santiago e convidados; dia 20/08, às 19h, no CEU das Artes, Oficina “Rimas, Batidas e Consciência”, com workshops de hip-hop, de DJ, de batalha de rima, de bit box e de b-boy; dia 21/08, das 14h às 17h, na Praça da Matriz, “Rolê na Praça Sunset”, com batalhas de rima, basquete 3 x 3, batalhas de b-boys e low ride; e dia 22/08, às 9h, na pista de skate do Bairro CDHU, “Grafite no Cedéga”. Mais detalhes, no link: https://bit.ly/37WrUXg
Casa da Juventude – O projeto Casa da Juventude será um espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Contará com ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.
A Casa da Juventude incentivará o coworking, com uma área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.
Quanto a qualificação profissional, o Estado vai oferecer cursos de qualificação gratuitos do Novotec Expresso, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. As Casas da Juventude também serão unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).
Além disso, o projeto visa apresentar aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, o objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.