Na manhã do último sábado (07/08), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi acionada para averiguar a mortalidade de tilápias e lambaris que estavam ocorrendo nos lagos da Praça do Jardim Rosa Garcia II.
A equipe técnica da Pasta, acompanhada pelo secretário José Hélio de Oliveira Júnior, realizou as análises físico-químicas da água e a necropsia dos peixes, solicitando prontamente a intervenção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.
Em análise realizada pela veterinária da Prefeitura de Tatuí, Fabiana Grechi, foram encontrados nos peixes sinais de intoxicação por nitrogênio; os níveis de amônia estavam acima do permitido e, devido a isso, os níveis de oxigênio encontravam-se bem abaixo do necessário à sobrevivência dos peixes.
Em virtude disso, no mesmo dia, a Sabesp realizou uma verificação, para averiguar uma possível contaminação e/ou vazamento de esgoto e, no dia seguinte, coletou água para análise laboratorial.
Prezando pela segurança da população, os lagos ficarão interditados até a conclusão das investigações sobre as causas da mortalidade dos peixes. Vale ressaltar, que os peixes do local não devem ser consumidos pela população.