Ir para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. ATIVIDADES DA “SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO” SÃO REALIZADAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ

ATIVIDADES DA “SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO” SÃO REALIZADAS NAS UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ

Publicado em:

Campanha “Agosto Dourado” tem como forma de incentivar a amamentação.

Nesta semana, de 1º a 7 de agosto, comemora-se a “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, proposta pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Global para Ação em Aleitamento Materno). O Ministério da Saúde também reforça o assunto com a Campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”, incentivando a prática da amamentação, tão importante para as crianças. Este mês, chamado de “Agosto Dourado”, por conta do padrão ouro do leite materno, tem diversas ações sendo promovidas mundo afora e em Tatuí não será diferente. 

 O Gripário Municipal, que funciona no Pronto Socorro, foi todo enfeitado, nesta segunda-feira (02/08), com laços e cartazes que remetem a Campanha “Agosto Dourado”, como forma de incentivar a amamentação. No decorrer desta semana, mais atividades de conscientização nas Unidades de Saúde da Prefeitura estão sendo organizadas. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar dois anos ou mais. 

Anualmente, cerca de 6 milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade, segundo a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Esta prática protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.  

Amamentação no Brasil – Há 40 anos, as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno são realizadas no Brasil, por meio do Ministério da Saúde, que coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no país, que possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta. No ano passado, cerca de 181 mil mulheres doaram mais de 226 mil litros de leite materno. Neste ano, até o mês de junho, 92 mil doadoras já arrecadaram 111,4 mil litros. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PODCAST CELEBRA A VIDA E A OBRA DE JOSUÉ FERNANDES PIRES, ARTISTA PLÁSTICO E EDUCADOR TATUIANO

O podcast, disponível no canal do Museu no YouTube, traz relatos emocionantes e curiosos de dois grandes nomes da cultura local: Jaime Pinheiro e Ademar Machado.

SARAU “ARTE NÃO SE TRANCA” PROMOVE REFLEXÃO E CULTURA NO MÊS DA LUTA ANTIMANICOMIAL

O evento acontece no dia 15 de maio, com apresentações culturais, oficinas e ações de conscientização sobre saúde mental.

O SEBRAE AQUI TATUÍ PROMOVE VISITA A FEIRA “FISPAL FOOD SERVICE E FISPAL SORVETES”, QUE OFERECE NOVAS TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES

O ingresso para a Feira, que é um dos maiores e mais importantes eventos do setor de alimentação e sorvetes da América do Sul, é gratuito e as vagas são limitadas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.