Um alerta de frio intenso para os próximos dias na região, emitido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), fez com que a Prefeitura de Tatuí traçasse um plano de ação conjunta e emergencial para acolher pessoas em situação de rua no município.
Nesta segunda-feira (26/07), no novo Paço Municipal, o vice-prefeito e secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Coronel PM Miguel Ângelo de Campos, o diretor de Segurança Pública, Francisco Carlos Severino, o coordenador da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), Sérgio Luiz de Moraes, e a representante do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Renata Rocha, se reuniram para definirem os detalhes desta “Ação Acolhida Emergencial”.
A partir da noite desta quarta-feira (28/07) – até os dias em que o frio intenso persistir -, sempre das 20h às 23h, todas as pessoas que se encontrarem em situação de rua em Tatuí serão abordadas e acolhidas pelas equipes do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Serão oferecidos pernoite e alimentação.
A Prefeitura de Tatuí solicita o apoio da população para que, ao identificar alguma pessoa que esteja em situação de rua, ligue para a Guarda Civil Municipal, nos telefones 153 ou 199.