A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, reabriu o cadastramento de artistas, técnicos, espaços e coletivos culturais do Município, com o objetivo de realizar um novo Mapeamento Cultural de Tatuí.
O Cadastro Municipal de Cultura, é um elemento formador do banco de dados referente aos agentes culturais, profissionais de cultura, espaços e coletivos culturais, empresas e entidades atuantes no Município – sendo Pessoa física ou Jurídica. Esse Cadastro, passou a integrar o Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIC), por meio do Decreto Municipal nº 20.664, de 17 de julho de 2020.
Em 2020, o período de inscrições foi de 1º de julho à 5 de novembro, com 369 inscrições realizadas, sendo: 255 Profissionais da Cultura, 65 Coletivos Culturais e 49 Espaços Culturais; os dados disponibilizados pelos inscritos, serviram para a execução da Lei Aldir Blanc.
Atualmente, o objetivo do Cadastro é atingir àqueles que ainda não fizeram sua inscrição, para ampliar o banco de dados do Setor Cultural de Tatuí – que é acessível a população, por meio do Departamento de Cultura -, verificar o impacto do setor no desenvolvimento da cidade, auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas para a área cultural e agilizar os trâmites caso essas informações sejam solicitadas pelos governos estadual e federal.
Mais informações sobre o cadastramento dos artistas, podem ser obtidas pelos e-mails: cultura@tatui.sp.gov.br ou museupaulosetubal@gmail.com.
Confira abaixo as categorias que compõe o Cadastro Municipal de Cultura:
Profissionais da Cultura – podem se cadastrar profissionais dos mais diversos setores, como: artistas, produtores, técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, entre outros, que atuem nas mais variadas áreas da produção cultural. Para esses profissionais, o cadastramento deve ser feito através do link: https://forms.gle/fP7oQdE9pzHpmRk26.
Espaços Culturais – podem se cadastrar nesta categoria: escolas de música, de capoeira e de artes; estúdios, companhias e escolas de dança; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regional; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; livrarias, editoras e sebos; empresas de diversão e produção de espetáculos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; galerias de arte e de artesanato; espaços de apresentação musical; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; entre outros espaços e atividades artísticas e culturais. O cadastramento de Espaços Culturais, deve ser feito pelo link: https://forms.gle/WcXStpWckqKiPPud7.
Coletivos Culturais – Compõem esse grupo, e podem realizar a inscrição: grupos de teatro, dança, música, entre outros, que promovam atividades culturais das mais variadas manifestações artísticas. As inscrições destes grupos culturais devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jA8bEDt2X9UBqD4a7.