Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. CAMPANHA “#COMBATEAOTRABALHOINFANTIL” BUSCA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE OS MALEFÍCIOS DO TRABALHO INFANTIL

CAMPANHA “#COMBATEAOTRABALHOINFANTIL” BUSCA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE OS MALEFÍCIOS DO TRABALHO INFANTIL

Publicado em:

Ações estão sendo realizadas ao longo dessa semana.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), através de uma comissão formada pelo órgão, promovem desde o dia 14 de junho, até a próxima sexta-feira (18/06), a Campanha “#CombateAoTrabalhoInfantil”, que tem como tema “Trabalho infantil não! Rede de proteção em ação”. As atividades fazem parte do Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no último sábado (12/06). 

Em virtude da Pandemia da Covid-19, houve um aumento no número de crianças e adolescentes nos semáforos de Tatuí, vendendo balas, doces ou pedindo ajuda financeira. “A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a compra dos produtos nesses pontos, que não ajudam de maneira efetiva, mas estimula a permanência dessas crianças na rua, que na maioria das vezes estão sendo exploradas por adultos e expostas a outros tipos de violências. A melhor forma de ajuda-las, é investindo nas organizações da sociedade civil, que podem aumentar as vagas para atender esse público e tira-los das ruas”, explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tatuí (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista. 

Na segunda-feira (14/06), as atividades foram iniciadas nas dependências do Buffet Papo de Anjo, onde foi montado uma estrutura para acolher essas crianças e adolescestes. O objetivo é qualifica-los e ofertar vagas nas organizações da sociedade civil para eles, criando condições para se desenvolverem igualitariamente; e no tempo correto, obterem uma qualificação profissional, conforme o desejo de cada um. Até sexta-feira (18/06), cada dia da ação terá a presença de uma organização, como a Casa Unimed, o COSC, o Lar Donato Flores e a Patrulha da Paz, além do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). 

Estiveram presentes, para prestigiar a abertura da Campanha, o vice-prefeito de Tatuí e secretário da Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; o secretário de Esporte, Turismo, Cultura, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; o vereador Renan Cortez; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tatuí (CMDCA), Cláudio Bertolacini Batista; e o presidente do Conselho Tutelar de Tatuí, William Alexandre Nunes da Silva. 

Até a próxima sexta-feira (18/06), a comissão formada pelo CMDCA, estará nos semáforos, entre o McDonald’s e o Supermercado São Roque, abordando essas crianças e adolescentes, “para orientá-los sobre os riscos e as consequências desse tipo de ‘trabalho'”, explica Cláudio.  Essa comissão, é composta por pessoas do poder público e da sociedade civil para organizar as ações, que tem o intuito de colocar o tema em discussão e reflexão no Município. 

“Nosso agradecimento as organizações da sociedade civil e do poder público pelo apoio e por estarem debatendo esse tema dentro dos seus equipamentos, com a finalidade de trazer conhecimento e esclarecimento sobre riscos que esse tipo de trabalho pode trazer para as crianças”, comenta o secretário Alessandro Bosso.  

As ações já vêm sendo realizadas pela equipe de abordagem do CREAS e deverão continuar, periodicamente, durante todo o ano, porém, durante esta semana, terão mais ênfase, em virtude do Decreto Municipal de nº 5.508, de 18 de dezembro de 2020, que institui o Dia e a Semana de Combate ao Trabalho Infantil em Tatuí, além de promover, por meio de parcerias: seminários, campanhas e ações periódicas para divulgação e orientação sobre o trabalho infantil e a necessidade da prevenção e do combate. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo