Foi realizada, na última sexta-feira (14/05), uma aula prática com os alunos do curso “Monitoria na Propriedade de Turismo Rural”, promovido pelo Sindicato Rural e Patronal de Tatuí e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.
A atividade aconteceu no bairro Rio das Pedras, em uma propriedade rural que pertence a um dos alunos do curso, Marcos Tadeu. O local tem potencial de desenvolver o turismo rural e ecológico, segundo o instrutor do SENAR e turismólogo, Eduardo Bettin, que possui vasta experiência na área turística. Todos os protocolos sanitários de higiene e segurança – como o uso de álcool em gel, máscara e o distanciamento entre os presentes – foram seguidos, como forma de prevenção a Covid-19.
Estiveram presentes nesta atividade experimental, o secretário municipal de Turismo, Cassiano Sinisgalli, e os turismólogos da Prefeitura de Tatuí, Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho. “Tatuí tem inúmeras propriedades rurais que podem ser preparadas para o desenvolvimento do turismo rural. Esta capacitação é essencial para os interessados em empreender na área do turismo”, comentou o secretário da pasta.
De acordo com os organizadores do curso, o objetivo principal é aumentar a renda do produtor rural com a recepção de futuros turistas em suas propriedades, qualificando assim a mão de obra para o turismo, já que Tatuí é reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT).
O próximo curso gratuito a ser oferecido será o “Turismo Pedagógico no Meio Rural”, nos dias 1, 2, 8 e 9 de julho. Mais informações podem ser obtidas com o Sindicato Rural e Patronal de Tatuí, pelo telefone: (15) 3251-4320.