3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. LIVE “#OUÇAMASCRIANÇAS”, DA CAMPANHA “FAMÍLIA QUE AMA, PROTEGE”, DEBATE SOBRE O COMBATE AO ABUSO E…

LIVE “#OUÇAMASCRIANÇAS”, DA CAMPANHA “FAMÍLIA QUE AMA, PROTEGE”, DEBATE SOBRE O COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Foi realizada nesta terça-feira (11/05), a live “#OuçamAsCrianças”, que deu início as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a ser celebrado em 18/05, com o tema “Família que ama, protege!”.

Aos 120 presentes no encontro on-line – dentre eles representantes da sociedade civil e do governo, como professores, profissionais da Saúde, assistentes sociais e todos os profissionais que tem contato direto com crianças -, foi explanado o papel destes profissionais no combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Além disso, foram apresentadas a Campanha de 2021 e a Cartilha da Família Protetora (do Governo Federal), bem como orientações sobre o atendimento e o fluxo da violência em Tatuí. Os participantes também assistiram a um vídeo sobre o assunto, produzido em parceria pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Tatuí.

Participaram da live “#OuçamAsCrianças”, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e gestor municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Claudio Bertolacini Batista; o assistente social e membro da Comissão do Fluxo da Violência Sexual Infantil, Edmar de Almeida Pereira; a psicóloga da Escuta Especializada de Tatuí, Vanessa Westphal dos Santos; e o juiz da Vara da Infância e Juventude de Tatuí, Marcelo Nalesso Salmaso.

Desde 2016, a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), adere à esta campanha nacional voltada à questão social da violência sexual infantil. Neste ano, seu tema leva em consideração o isolamento social e a permanência das crianças dentro da residência, normalmente com o abusador. “Isso não é uma questão exclusivamente da assistência social. Quando falamos em questão social, é porque envolve toda a sociedade. Por isso, a importância do engajamento de outras políticas públicas nesse processo, como a sociedade civil, pois essa problemática não escolhe raça, credo, posição social e nem partido político, é um mau que assola todas as crianças e adolescentes”, diz o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Tatuí, Alessandro Bosso.

Este primeiro encontro recebeu apenas os profissionais das áreas relacionadas a crianças e adolescentes, enquanto o próximo, que será realizado no dia 18/05 (terça-feira seguinte), das 19h30 às 21h, será aberto ao público em geral (crianças, pais e responsáveis). “Na próxima live a cartilha será comentada de forma lúdica e de fácil compreensão, para os responsáveis saberem como identificar sinais e o que devem fazer. Também será apresentado o vídeo sobre o assunto”, explica o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.