As aulas presenciais para o Ensino Fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram retomadas em Tatuí nesta segunda-feira (10/05), após mais de um ano de suspensão devido a pandemia da Covid-19.
O professor Miguel Lopes Cardoso Júnior, vice-prefeito e secretário municipal da Educação, esteve presente em duas escolas, a EMEF “Eugênio Santos” e a EMEF “Paulinho Ribeiro”, para conferir o retorno às aulas. Nesta última escola, situada no Jardim Santa Rita de Cássia, o vice-prefeito esteve acompanhado do vereador e líder na Câmara Municipal, Márcio Antônio de Camargo (Márcio do Santa Rita).
De acordo com a equipe de Supervisão do Ensino Fundamental, para a volta às aulas presenciais, os alunos foram divididos em três grupos, sendo A, B e C. A cada semana um grupo estará presente na escola, enquanto os grupos que estão em casa continuam com as aulas na plataforma digital “Escolariza”, que foi utilizada pela Secretaria de Educação durante todo o período de aulas remotas. O limite para atendimento presencial nas escolas é de 35% do número de alunos. No Ensino Fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão matriculados, aproximadamente, 9.168 alunos, sendo assim, por semana, serão atendidos em toda a Rede Municipal de Educação, dentro desta capacidade permitida, 3.209 alunos, uma estimativa do número máximo que pode ser atendido.
A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, também, nesta semana, a entrega de 91.953 peças de uniformes aos alunos, sendo 34.907 camisetas, 17.725 bermudas, 16.526 shorts saia, 11.405 calças e 11.390 jaquetas.
Todas as Unidades Escolares da Prefeitura de Tatuí receberam o “Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais” (indicado pelos órgãos da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde), com as orientações necessárias para este processo de volta às aulas com segurança. Além disso, mais de 1.400 profissionais da Educação, entre professores, coordenadores, diretores, monitores, porteiros e auxiliares de serviços gerais, participaram, entre 26 e 30 de abril, de uma capacitação sobre os protocolos de biossegurança para o retorno às aulas presenciais, com enfoque, também, em como abordar e diagnosticar psicologicamente e emocionalmente os alunos.
O retorno presencial dos alunos das Pré-Escolas será na próxima segunda-feira (17/05). Já no dia 31/05 (segunda-feira), será a vez da volta presencial dos alunos das Creches Municipais.