Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  4. »
  5. SENAI INICIA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, TODOS OS ALUNOS JÁ ESTÃO EMPREGADOS NA BRF COMO…

SENAI INICIA CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, TODOS OS ALUNOS JÁ ESTÃO EMPREGADOS NA BRF COMO JOVENS APRENDIZES

Publicado em:

Primeira aula do curso técnico de administração do SENAI em Tatuí.

Na manhã desta terça-feira (13/04), tiveram início as aulas do curso técnico de Administração do SENAI de Tatuí, o primeiro curso técnico da instituição no município. A turma é composta por 35 alunos que, por 18 meses, terão aulas em um período e no contraturno vivenciarão a experiência profissional como Jovem Aprendiz, na BRF de Tatuí, com carga horária de 4h em cada local, de segunda a sexta-feira.

A abertura do curso teve a presença do diretor estratégico da Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública da Prefeitura de Tatuí, Gustavo Grando, do diretor do SENAI Sorocaba, Jocilei Oliveira, da coordenadora pedagógica do SENAI Sorocaba, Silvana Cristina Moreira Farrapo, da coordenadora de Gestão do SENAI Tatuí, Sandra Marisa Cecyn, de representantes da empresa BRF, além de alunos e professores, sendo que todos seguiram os protocolos sanitários devido a pandemia, como o uso de máscaras de proteção e o distanciamento entre as pessoas.

No evento, foi apresentado aos alunos um panorama geral sobre a instituição; o plano de ensino do curso e suas normas, incluindo o regimento comum das unidades escolares, que existe desde 1998; e os profissionais que os acompanharão durante esse período. Na segunda-feira (12/04), o grupo de alunos participou de uma integração na indústria, sendo apresentado ao dia a dia do futuro ambiente de trabalho.

O diretor do SENAI Sorocaba, Jocilei Oliveira, considera uma “receita de sucesso” a longa parceria com a Prefeitura de Tatuí, que rende muitos frutos desde 2008, como a chegada do curso Técnico, que, segundo ele, já é estruturado para suprir as necessidades da indústria, oferecendo exatamente aquilo que ela procura na área da Administração, além de desenvolver melhor os jovens profissionalmente nessa rotina de ensino e trabalho. “O SENAI sempre teve como premissa básica o ‘aprender fazendo’, em que o aluno recebe a teoria da ocupação aqui e a prática profissional na empresa, onde é conduzido por um tutor que acompanha esse aprendizado, sendo um trabalho conjunto de todas as partes”, diz Oliveira.

A prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo, enviou um vídeo felicitando os alunos por terem a oportunidade de iniciar o ensino Técnico já empregados e desejando que aproveitem a oportunidade profissional. Também foi apresentado um vídeo do presidente da FIESP, SESI-SP, SENAI-SP, CIESP e do Instituto Roberto Simonsen (IRS), Paulo Skaf, desejando boas aulas a todos os jovens que iniciaram sua trajetória na instituição.

A parceria entre a empresa BRF, o SENAI e a Prefeitura de Tatuí, deve agregar novos conhecimentos para as carreiras destes jovens, além de levar competências para a indústria. “Aqui é a base, onde os alunos vão agregar conhecimentos e colocarão em prática na indústria”, diz a assistente administrativa da BRF, Anny Karoline Sales. “É uma nova parceria que estamos desenvolvendo, que vai agregar muito, não só para a empresa, mas também para o município”, completa.

O diretor estratégico da Secretaria de Planejamento, Trabalho e Gestão Pública da Prefeitura de Tatuí, Gustavo Grando, anunciou com grande satisfação durante o evento que, em breve, o SENAI da cidade pode ter um novo prédio, ainda mais moderno, para ser a sua sede.

Expectativa dos Alunos – Os 35 alunos que iniciaram o curso foram selecionados em um processo seletivo e avaliados por exame médico. Na abertura das aulas, todos se mantiveram atentos ao que lhes era apresentado.

Letícia Stahl de Góes, de 18 anos de idade, acredita que o curso é uma oportunidade para ela descobrir qual carreira profissional seguirá. “Ainda não tenho certeza de qual área profissional seguir. Começando um emprego como Jovem Aprendiz e o Ensino Técnico posso ter uma noção com o que aprendo e com as funções do trabalho, para então decidir qual curso fazer no Ensino Superior”, diz ela.

“O curso é importante para a nossa vida profissional, pois somos novos no mercado de trabalho e não sabemos muito bem como funciona as coisas, como agir e o que fazer”, diz Kauã Ribeiro, de 17 anos de idade, que acredita que o curso Técnico em Administração deve prepará-lo bem para o mercado de trabalho.

O curso – O curso Técnico de Administração tem o objetivo de habilitar o profissional a realizar e a gerir processos administrativos nas indústrias e serviços, com técnicas e tecnologias apropriadas e os padrões éticos, legais, de qualidade e de segurança, com responsabilidade social e ambiental.

O método de ensino utilizado pelo SENAI segue os princípios de capacidade crítica, autonomia para gerir seu próprio trabalho, habilidade para atuar em equipe e a capacidade de solucionar criativamente situações desafiadoras.

De acordo com a coordenadora pedagógica do SENAI Sorocaba, Silvana Farrapo, os conhecimentos adquiridos pelos alunos, o capacitam a exercer seu trabalho nas áreas de recursos humanos, finanças, logística e vendas em uma empresa.

Diferente de outros cursos oferecidos pelo SENAI, que ao concluí-lo os participantes recebem certificados, os concluintes dos cursos Técnicos recebem diplomas, que os tornam aptos a exercer as funções no mercado de trabalho.

O SENAI Tatuí – No município há mais de 13 anos, a instituição tem mais de 100 alunos matriculados, todos eles empregados no Programa Jovem Aprendiz. A coordenadora de gestão do SENAI de Tatuí, Sandra Marisa Cecyn, se alegra com os resultados adquiridos em todos esses anos. “É uma grande conquista para a cidade e para as indústrias. Devemos acreditar muito no futuro, nesses jovens, nas parcerias, pois quando montamos o curso, não tínhamos nada e o SENAI e a Prefeitura deram todo o apoio para que isso acontecesse”, comemora a coordenadora.

Compartilhe:

Outras

Notícias

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo