A reunião ordinária do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Tatuí) deste mês aconteceu na terça-feira (06/04), de forma on-line, e teve como tema principal a participação de Tatuí na reunião virtual da Secretaria Estadual de Turismo, realizada no dia 31/03, em que foram apresentados alguns projetos aos prefeitos e secretários municipais, visando a união de todos para a retomada econômica do trade turístico após o fim da pandemia da COVID-19.
O secretário municipal de Turismo, Cassiano Sinisgalli, expôs aos conselheiros a criação de um Mapa Turístico, a ser elaborado pelo Departamento Municipal de Turismo, com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos da cidade. Sinisgalli ainda comentou sobre o andamento das obras do futuro MIS – Museu da Imagem e do Som de Tatuí e sobre o fórum permanente da Microrregião Raízes do Interior Paulista, composto por 10 municípios da região, objetivando o fortalecimento do turismo regional.
Na sequência, Sinisgalli e o presidente do COMTUR, César Augusto de Araújo, explanaram sobre a reestruturação do Projeto “Selo de Qualidade Turística”, que foi realizado em 2016 e 2018, certificando 84 estabelecimentos do trade turístico do Município, tais como: estabelecimentos e atrativos turísticos que atendem visitantes e turistas, agências de turismo, meios de hospedagem, restaurantes, bares, lanchonetes, atrativos turísticos e demais prestadores de serviços turísticos interessados. Esta é uma certificação totalmente gratuita, que visa incentivar a melhora da qualidade no atendimento turístico local, como um elemento de reconhecimento àqueles que investirem na qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes. O Projeto “Selo de Qualidade Turística” é organizado pelo COMTUR, com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, e possui autorização e apoio institucional para utilizar o ícone do Bem Receber, do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB).
Com base em todas as discussões da reunião, os conselheiros do COMTUR propuseram que o futuro Mapa Turístico seja composto apenas por estabelecimentos que possuam o “Selo de Qualidade Turística”.