1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. PROJETO “ARBORIZAR” RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A “SEXTA-FEIRA DO PLANTIO”, PARA ENCERRAR A SEMANA DA…

PROJETO “ARBORIZAR” RETOMA SUAS ATIVIDADES COM A “SEXTA-FEIRA DO PLANTIO”, PARA ENCERRAR A SEMANA DA ÁGUA EM TATUÍ

Publicado em:

Serão plantadas mudas de árvores em espaços e prédios públicos que possuam calçadas igual ou maior a 2 metros de largura.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, encerrou, na última sexta-feira (26/03), as comemorações da Semana da Água, com a retomada do Projeto “ARborizAR”. A “Sexta-feira do Plantio” aconteceu em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação, onde foram plantadas 4 mudas de Ipês roxos e brancos. 

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior, este é um importante passo porque, a partir deste plantio, terá início um cronograma de plantios nas escolas municipais. “Para o mês de abril estão previstas mais de 60 mudas, sendo todas elas plantadas as sextas-feiras. Por isso, a denominação da ‘Sexta-feira do Plantio'”, explica o secretário. 

Criado tendo em vista os benefícios que as árvores já possuem e a melhoria da qualidade do ar para as pessoas com problemas respiratórios, especialmente neste momento de pandemia do COVID-19, o Projeto “ARborizAR” também tem o objetivo de fazer com o que o município de Tatuí atinja uma cobertura vegetal de 30%, visto que, atualmente, tem 15,10% de sua área com arborização urbana. 

O Projeto surgiu por meio de um incentivo do Governo do Estado de São Paulo em criar os chamados “espaços árvore”, que são espaços reservados nas calçadas especificamente para as árvores. Muitos estudos indicam que pessoas que sofrem com doenças respiratórias tem seu quadro bastante agravado devido à poluição do ar. As árvores têm a capacidade de reter grande parte desta poluição e de liberar oxigênio, além de aumentar a umidade relativa do ar, amenizando casos de alergias respiratórias, como, por exemplo, as rinites. 

Portanto, serão plantadas mudas de árvores em espaços e prédios públicos que possuam calçadas igual ou maior a 2 metros de largura, pois assim a árvore terá um canteiro com espaçamento ideal e a calçada arborizada desempenhará sua responsabilidade com as questões ambientais. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

DUAS ARMAS DE FOGO SÃO APREENDIDAS PELA GCM DE TATUÍ EM DIFERENTES OCORRÊNCIAS

Em uma delas, no Jardim Novo Horizonte, a GCM prestou apoio ao Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Tatuí.

PELA SEGUNDA VEZ, NETO ROCHA APRESENTA SHOW “A PELE DE NETO: ENCONTRO DE ALMAS”, NA BIBLIOTECA MUNICIPAL “BRIGADEIRO JORDÃO”

Esta ação contará com a participação dos estudantes da PEI E.E. “Chico Pereira”. No entanto, o público espontâneo também poderá prestigiar, desde que compareça na Biblioteca com 15 minutos de antecedência.

CENTRO CULTURAL DE TATUÍ SEDIA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA QUE CELEBRA O TRABALHADOR RURAL E A CULTURA CAIPIRA

Inspirada nas obras de Almeida Júnior e no fotógrafo francês Éric Garault, Júlia Nakamura Vernillo explora a essência do modo de vida caipira, enfatizando a importância da preservação dessa cultura única.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo