As três barreiras sanitárias realizadas pela Prefeitura de Tatuí, que aconteceram nos dias 25, 26 e 27 de março, em três entradas da cidade, abordaram 1.622 veículos e 3.067 pessoas, sendo que 22 pessoas em estado febril ou com sintomas de COVID-19 e/ou Dengue, foram orientadas e encaminhadas para cuidados médicos.
Os resultados de cada dia de trabalho foram: dia 25/03 – 635 veículos abordados, somando 1.143 pessoas e 1 pessoa em estado febril ou com sintomas de COVID-19 e/ou Dengue; dia 26/03 – 591 veículos abordados, somando 1.086 pessoas e 1 pessoa em estado febril ou com sintomas de COVID-19 e/ou Dengue; e dia 27/03 – 396 veículos abordados, somando 838 pessoas e 20 pessoas em estado febril ou com sintomas de COVID-19 e/ou Dengue.
As abordagens aconteceram na Avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali (em frente a Itauto), na Rua Dr. Alberto Seabra/Avenida Dr. Salles Gomes (ao lado do Posto de Combustíveis do Turco) e na Rua XI de Agosto (no Jardim Saba), com o objetivo de controlar e orientar as pessoas que adentraram na cidade de Tatuí neste período da Fase Emergencial da pandemia da COVID-19. Os veículos foram parados e suas placas verificadas. Os ocupantes dos veículos tiveram a temperatura aferida e receberam orientações sobre medidas de prevenção e cuidados em relação à COVID-19, tais como o uso obrigatório de máscara e a não aglomeração, e também em relação à Dengue. As pessoas detectadas com algum sintoma, foram orientadas a irem até o Gripário Municipal.
Diversos profissionais trabalharam em cada ponto de barreira, envolvendo agentes da Secretaria da Saúde, do Departamento de Trânsito, da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e da Polícia Militar, além de monitores e alunos dos cursos de Enfermagem da Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes” e do Colégio Educacional Núcleo Profissionalizante (Cenep).