O Projeto Educativo “Notícia de Jornal”, do coletivo tatuiano “Joanas”, disponibilizou o seu quinto vídeo nas redes sociais. Composto por uma série de episódios realizados em parceria com a “Vem Cá me Ler”, este Projeto recebeu recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc (LAB), por meio do Decreto Municipal nº 20.657, de 16 de julho de 2020.
O quinto episódio, com o nome “Joana decide ser livre”, homenageia todas as mulheres com a atuação da atriz Rose Tureck e um texto de José Régio, adaptado por Helô Borges, na versão somatória de todas as outras. Ele traz a trajetória de uma mulher que fez sua escolha e arcou com todas as suas consequências, e pode ser visto no link: http://bit.ly/3qW1eg9.
Com dois vídeos publicados por mês em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/anieli.joanas.9), o Coletivo apresenta o teatro como forma de linguagem, por meio de uma ação educativa que interfere, provoca ou modifica. A direção é de Rose Tureck, a coordenação de Heloisa Saliba, a adaptação do texto de Helô Borges, a edição de Tatiana Teles Rodrigues da Costa e a gravação de Edineia Ferreira.
Sobre o coletivo – O Coletivo “Joanas de Tatuí” é formado por mulheres, de várias faixas etárias e profissões, que são engajadas na conscientização sobre a violência doméstica em todos os aspectos: moral, psicológico, sexual, físico e patrimonial.
Os ensaios do grupo tiveram início em 16/08/2017, com a primeira apresentação presencial em 2018. A partir da estreia, elas foram convidadas para várias apresentações no município de Tatuí, em escolas, reuniões de pais, congressos e encontros de mulheres. Foram convidadas, também, para abertura de eventos nos municípios da região, tais como Boituva e Itapetininga, além da cidade de São Paulo.
Com a pandemia e o distanciamento social, o Coletivo resolveu seguir com o projeto por meio de vídeos, lançados nas mídias sociais, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas, continuando assim a sua luta.