1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. VÍDEO DE HOMENAGEM AO “TROPEIRINHOS DO RANCHO” PODE SER ACESSADO NO YOUTUBE DO MUSEU HISTÓRICO…

VÍDEO DE HOMENAGEM AO “TROPEIRINHOS DO RANCHO” PODE SER ACESSADO NO YOUTUBE DO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Publicado em:

Grupo Tropeirinhos do Rancho.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, como parte do Projeto #MuseuPauloSetúbalEmSuaCasa, disponibiliza em seu canal do Youtube um vídeo de homenagem ao Grupo “Tropeirinhos do Rancho”. 

Gravada por Pedro Henrique de Campos na noite de 28 de junho de 2019, durante o “Arraiá no Museu”, com a tradicional “Noite da Seresta com Ternura”, a homenagem integra o projeto “Ilustres Tatuianos”, ação colaborativa entre o Museu e o Grupo Seresteiros com Ternura que visa salvaguardar a história de Tatuí e dos tatuianos. 

 O conteúdo pode ser visto no link: https://youtu.be/KAjsEReMX_0  

Tropeirinhos do Rancho – O Grupo “Tropeirinhos do Rancho” foi criado em 2012, em Tatuí. A primeira apresentação que se tem notícia ocorreu em 2 de junho daquele ano, no bairro Congonhal, iniciada pelo violeiro e fandangueiro José Rafael de Oliveira, que naquela tarde, reuniu seus amigos no rancho para brincar.

Essa brincadeira resultou na criação do Grupo “Tropeirinhos do Rancho”, que tem o objetivo de resgatar, preservar e divulgar tradições tropeiras e caipiras, como o fandango, a catira, a recomenda das almas, as cavalgadas, a queima do alho, a música raiz, o toque de berrante, entre outras tradições do interior que, com o passar dos anos foram gradativamente desaparecendo.  

O Grupo teve seu início após o encerramento das atividades do Grupo “Tropeiros da Mata”, no qual José Rafael dançava, que era coordenado por Júlio Cleto, um dos grandes nomes do fandango em Tatuí. Dessa maneira, o Grupo “Tropeirinhos do Rancho” foi surgindo, com o apoio dos pais de José Rafael, Adilson e Cleonice, atuais coordenadores. Com o passar dos anos, diversos amigos se juntaram ao grupo. Atualmente, são 14 integrantes, meninos e meninas com faixa etária entre 6 a 18 anos. 

Apesar do pouco tempo de formação, o grupo apresenta grande expressividade no meio artístico, representando o município no “Revelando São Paulo” e participando de inúmeras apresentações em Tatuí e no interior do estado de São Paulo. O Grupo participou, também, da Festa do Peão de Barretos por três anos consecutivos, de reportagens e comerciais de TV, além de outros importantes eventos, que renderam a ele uma homenagem por parte da Câmara Municipal de Sorocaba. Ao longo de suas apresentações, os integrantes do “Tropeirinhos do Rancho” conheceram muitos artistas renomados, que prestigiaram o trabalho desenvolvido, registrando momentos de muitas alegrias, mesmo em meio a duas perdas irreparáveis da equipe. 

Por meio da música de tradição, alunos e professores de escolas e creches de Tatuí podem se encantar com as apresentações, pelo som da viola, do berrante ou até mesmo das esporas chilenas. Desse modo, as crianças têm acesso à cultura que os Tropeirinhos mantêm viva, e sentem o desejo de conhecê-la melhor. 

Compartilhe:

Outras

Notícias

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO RELATÓRIO DE EXECUÇÃO DOS SEIS EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/11)

O contemplado que não apresentar este Relatório de Execução, ficará inabilitado de participar de futuros editais no âmbito municipal pelo prazo de três anos e responderá pelo uso indevido de recursos públicos.

EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DESTACA A CONEXÃO ESPIRITUAL E CULTURAL DAS TRADIÇÕES AFRICANAS COM O BRASIL

Denominada “Conscientização e valorização da cultura negra”, a mostra conta com um acervo exclusivo de máscaras africanas e indígenas, confeccionadas com materiais típicos e repletas de simbolismo.

NO MUSEU “PAULO SETÚBAL”, AUTOR TATUIANO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO SOBRE FORMAÇÃO DE ESPECTADORES E ACESSIBILIDADE EM TEATRO

Thiago de Castro Leite, que é ator, pesquisador e pedagogo teatral, lançará a obra “Para o mundo aumentar de tamanho: formação de espectadores, mediação teatral e acessibilidade”.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo