A Guarda Civil Municipal de Tatuí apreendeu dois menores suspeitos de tráfico de entorpecentes na Vila Esperança, ambos quase no mesmo horário (entre 18h07 e 18h32), mas sendo um no dia 22/01 e o outro no dia 23/01.
O primeiro caso ocorreu durante um patrulhamento pela Avenida Heleonildes Maciel de Menezes, no fim da tarde da última sexta-feira (22/01), quando os guardas municipais avistaram um adolescente que mudou o seu comportamento e entrou em um estabelecimento comercial ao perceber a chegada da viatura. A equipe desconfiou do homem e realizou a abordagem, encontrando no bolso de sua bermuda o valor de R$ 50,00 e um telefone celular. Ao indaga-lo, os guardas perceberam que ele estava com a fala enrolada e, após verificarem sua boca, constataram que havia 19 porções de crack. O menor ainda assumiu que estava traficando pelo local desde o dia anterior e que havia pego as drogas com o seu irmão. Levado ao Pronto Socorro Municipal para exames clínicos e depois para o Plantão Policial, onde foi elaborado o Registro de Ocorrência por tráfico de entorpecentes e ato infracional, o adolescente foi apreendido e permaneceu à disposição da Justiça.
Já o segundo caso aconteceu no sábado (23/01), na rua José Afonso Tricta, também na Vila Esperança, quando os guardas municipais avistaram um menor, já conhecido nos meios policiais, que estava com algo nas mãos. Quando ele viu a viatura e percebeu que seria abordado, colocou o que estava nas mãos em sua boca e tentou engolir. De acordo com os GCM’s, como era uma porção razoável de drogas, ele não conseguiu engolir e fugiu para o interior de uma residência que estava com o portão aberto. Seguido pelos guardas, ele entrou no banheiro da casa e jogou no vaso sanitário o que estava em sua boca, sendo abordado logo em seguida. No vaso sanitário a equipe da GCM localizou 15 pedras de crack e, com o adolescente, a quantia de R$ 100,00 em notas diversas. A proprietária da residência invadida pelo menor, afirmou que não o conhecia. Diante dos fatos, o adolescente foi conduzido para o Pronto Socorro Municipal para lavrar a minuta médica e, posteriormente, junto com a proprietária da residência, foi encaminhado para o Plantão Policial, onde foi elaborado o Registro de Ocorrência por ato infracional, tráfico de entorpecentes e invasão de domicílio, e o menor recolhido para a carceragem, onde ficou à disposição da Justiça.
Demais ocorrências – Além destas ocorrências, também foram registradas na última semana (18 a 24 de janeiro) operações de abordagem (89 pessoas e 9 veículos), e 30 atendimentos, sendo: notificação de estabelecimentos (2); apoio a outras instituições (1); averiguação (1); objeto localizado (1); alarme disparado (2); ambiental (3); e fiscalização e orientação de estabelecimentos, sem notificação (20). Em relação às ocorrências crime, foram 8 presos (4 maiores de idade do sexo masculino, 2 maiores de idade do sexo feminino e 2 menores de idade do sexo masculino) e 6 flagrantes, resultando em 2 ocorrências por tráfico de drogas (0,002 gramas de maconha; 0,002 gramas de cocaína; e 0,006 gramas de crack), 3 ocorrências por furto e 2 por violência doméstica.