3. Saúde
  5. UPA COMEÇA ATENDER URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DIA 14 DE AGOSTO

UPA COMEÇA ATENDER URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS DIA 14 DE AGOSTO

FOTO: Prédio, que estava como hospital de campanha para a estratégia de enfrentamento da COVID-19, atenderá urgências e emergências.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) começará a atender urgências e emergências a partir do dia 14 de agosto, sexta-feira, 19h. É o que anunciou a prefeita Maria José Vieira de Camargo. O Instituto Innovare, que venceu a licitação pública realizada pela Prefeitura de Tatuí, será a OS (Organização Social), que administrará a unidade hospitalar, que até esta semana estava como apoio para a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, na estratégia de hospital de campanha, no tratamento de pacientes com a COVID-19.

“Nossa expectativa é muito positiva. A UPA no atendimento de urgência e emergência representará um salto de qualidade. A unidade tem mais de 2 mil m2 e uma estrutura excelente. Toda a UPA foi planejada com detalhes para este momento. Será uma referência positiva para Tatuí e região”, destacou a prefeita Maria José.

A UPA terá pediatra 24h in loco e salas de atendimentos separadas de adultos e crianças.  Terá médicos clínicos e emergencistas.

Em média, o Pronto Socorro de Tatuí, antes da pandemia, atendia de 400 a 500 pacientes por dia. A grande maioria deste atendimento deverá ser absorvido pela UPA. O PS não será desativado, contará com sala de estabilização e será regulado pelo SAMU, como “porta de entrada” da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí.

“Entregar este equipamento de saúde é uma grande conquista. A finalização da UPA foi dos principais desafios da minha gestão. Já em 2017, recebi o comunicado do Ministério da Saúde dizendo que tinha cancelado o convênio para a construção da unidade, e, a partir daí, foi uma grande luta para que pudéssemos resgatar o convênio e realizar a obra”, ressaltou a prefeita.

Construção da UPA – A construção do prédio havia sido anunciada em agosto de 2011, ainda na gestão do ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, através de convênio com o Ministério da Saúde. A obra teve início em agosto de 2012, na final da gestão do ex-prefeito Gonzaga e pouco foi realizado na gestão do ex-prefeito José Manoel Correa Coelho, entre 2013 e 2016. Manu tentou reduzir o tamanho original projetado da unidade hospitalar. No início da gestão da prefeita Maria José o Ministério da Saúde quis romper o convênio, e após quase um ano de negociação, o foi autorizada a retomada das obras, que precisou ser licitada novamente. Para concluir o prédio, foram investidos R$ 2 milhões.

Médico é o patrono – A UPA foi denominada através de um projeto de lei de autoria do vereador Wladmir Faustino Saporito. A lei é a de número 4.622, de 28 de fevereiro de 2012, sancionada pelo então prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo. O patrono da unidade é o Dr. Augusto Moisés de Menezes Lanza. Na justificativa ao projeto, o vereador destacou o currículo do homenageado, que nasceu em Tatuí em 1928 e foi casado com a senhora Maria da Conceição Bitencourt Lanza com quem teve dois filhos: Ronaldo Bitrencourt de Menezes Lanza e Claudio Bittencourt de Menezes Lanza. Era Pediatra. Estudou na Faculdade Fluminense de Medicina e fez residência médica no Hospital dos Servidores IPASE, no Rio de Janeiro. Prestou serviço na área de Saúde em Tatuí até a data de seu falecimento, em 17 de maio de 1994.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

EXPOSIÇÃO “ÂMAGO”, DE LILIANA REIS, ENTRA EM SEUS ÚLTIMOS DIAS DE MOSTRA NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

As obras permanecem em cartaz até este domingo (21/4), com visitação gratuita das 9h às 17h.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” SEDIA RECITAIS DE ESTUDANTES DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

Os cinco recitais têm entrada franca e acontecem nos dias 23 e 25 de abril.