3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MISSA DO ANIVERSÁRIO DE TATUÍ MARCARÁ ENTREGA DA IMAGEM RESTAURADA DE SÃO JOÃO DO BEMFICA

FOTO: Imagem de São João do Bemfica, restaurada, será recebida no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

A Missa em Ação de Graças ao 194º Aniversário de Tatuí será celebrada neste domingo, dia 9 de agosto, às 19h, no Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A missa será celebrada pelo Padre Élcio Roberto de Góes e marcará a apresentação da imagem de São João do Bemfica, que foi restaurada pelas profissionais Beatriz Helena de Moura Campos e Neiva Aparecida Rodrigues Teles. A prefeita Maria José Vieira de Camargo deverá estar presente à cerimônia religiosa.

A imagem, que tem um valor histórico e religioso para o povo tatuiano, e está ligada à fundação da cidade, que começou na Capela de São João do Bemfica, voltou para Tatuí no dia 31 de julho do ano passado, após ter permanecido por 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Decreto Municipal nº 19.183, de 12 de setembro de 2018, determinou o tombamento, de forma irrevogável, da imagem de São João Batista do Bemfica de Tatuí como patrimônio histórico e cultural do município. A imagem em madeira, medindo, aproximadamente, 0,87cm de altura, ficará agora em salvaguarda da Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Tatuí.

De acordo com o decreto, o tombamento foi realizado devido ao valor artístico, estilístico, cultural, religioso e histórico da imagem para os munícipes de Tatuí. Ainda em seu artigo 2º, dispõe: “Este bem cultural fica sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela Lei Municipal nº 2.658, de 19 de Agosto de 1993, não podendo ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí – CONDEPHAT e aprovação do Órgão Municipal de Cultura”.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.

AÇÃO ENTRE AMIGOS ARRECADA FUNDOS PARA RESTAURAR A ESCULTURA “O CONDUTOR”, SITUADA NA ETEC “SALES GOMES”

O vencedor da ação ganhará duas obras, que foram doadas pelos artistas tatuianos Mingo Jacob e Diego Dedablio.