3. Destaque
  5. MUSEU “PAULO SETÚBAL” PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, COM UMA PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

FOTO: Além do seu canal no YouTube, outra ferramenta virtual do Museu é o aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”, que pode ser baixado em celulares Android.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, está participando da 18ª Semana Nacional de Museus, realizada de 18 a 24 de maio, pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com uma programação on-line especial em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2MgeS7OZHG0&t=5s) e no aplicativo “Museu Paulo Setúbal Quiz”.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Museus é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão” e, em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao COVID-19 (novo Coronavírus), o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para um ambiente virtual.

No Dia Internacional dos Museus, comemorado na segunda-feira (18/05), a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tatuí ressalta a importância desse equipamento cultural para o município. “O Museu tatuiano tem uma expografia que apresenta a história da formação da cidade, movimentos populacionais, primeiros habitantes, colonizadores e os conflitos gerados por eles, além de registrar a presença dos tropeiros na região e a história cultural e musical que levaram Tatuí ao título de Capital da Música”, destaca o gestor do Museu, Rogério Vianna. Ele ainda acrescenta que o patrono do Museu, o escritor e jornalista Paulo Setúbal, tem sua vida e obra apresentadas no local. É possível, também, conhecer a respeito das participações dos tatuianos em conflitos armados na Segunda Guerra Mundial e na Revolução de 1932, bem como curiosidades do acervo e uma sala de exposição temporária, com ricas e variadas atividades de artistas locais e de todo o Estado de São Paulo.

Dia Internacional dos Museus – O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Neste dia, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais, sendo uma oportunidade para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.