3. Saúde
  5. COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL (18 DE MAIO), EM TATUÍ, SERÁ LEMBRADO COM…

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL (18 DE MAIO), EM TATUÍ, SERÁ LEMBRADO COM EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Nesta segunda-feira (18/05), é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em Tatuí, de acordo com a Lei Municipal nº 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, a data passa a constar do calendário de eventos do município. No entanto, excepcionalmente esse ano, em decorrência da pandemia do COVID-19 (novo Coronavírus), não será possível a realização de eventos com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), pertencente à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, e com a comunidade.

Mas, visto a importância de tornar evidente essa data, a equipe do CAPS-II de Tatuí, selecionou alguns desenhos, que são realizados em oficinas terapêuticas, como forma de homenagem e lembrança da data comemorativa em conscientização da Luta Antimanicomial, através de uma exposição virtual. Vale ressaltar que, no ano passado, o CAPS-II realizou o primeiro evento para conscientização da luta: o Sarau Antimanicomial.

O objetivo do Dia Nacional da Luta Antimanicomial é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população.

A equipe do CAPS II de Tatuí, desenvolve diversos trabalhos, entre eles poesias e desenhos realizados em oficinas terapêuticas junto aos usuários com transtornos mentais graves e persistentes, além de dependentes químicos. No CAPS-II, essas oficinas visam substituir as internações tradicionais por um modelo que favorece o exercício da cidadania, da autonomia e da inclusão social dos usuários e de seus familiares. São oferecidos atendimentos médico-psiquiátricos, psicológicos (individualmente ou em grupo), assistência farmacêutica, oficinas de artesanato, terapias ocupacionais, além de atividades físicas e comunitárias.

Mais informações podem ser obtidas com o CAPS-II, que está situado na Avenida Virgílio Montezzo Filho, nº 201, Bairro Nova Tatuí, telefone: (15) 3251-4370, e-mail: caps2@tatui.sp.gov.br

LUTA ANTIMANICOMIAL

Há mais de 30 anos, usuários, familiares e profissionais da área da saúde se uniram em uma luta contra um modelo de tratamento excludente e violento para as pessoas com transtornos mentais. Uma luta para um cuidado em liberdade e para a valorização das pessoas, bem como de seus direitos. Esse tratamento em liberdade permite a criação e a expressão do usuário, anteriormente reprimidas em instituições manicomiais. E é por isso que os profissionais do CAPS-II estão construindo uma sociedade mais inclusiva e contra todo e qualquer retrocesso nas políticas de saúde mental.

Todos têm direito a receber um tratamento especializado, sem precisar deixar sua comunidade e se afastar de familiares e amigos. O que muitas pessoas também não sabem, é que esse tipo de serviço é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.