Pular para o conteúdo
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” APRESENTA, EM SEU CANAL NO YOUTUBE, PROJETO EDUCATIVO FOCADO NA LITERATURA…

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” APRESENTA, EM SEU CANAL NO YOUTUBE, PROJETO EDUCATIVO FOCADO NA LITERATURA TATUIANA

Publicado em:

Dia Municipal da Literatura Tatuiana tem por objetivo valorizar os escritores locais.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, apresenta, neste mês de maio, como parte do projeto #MuseuPauloSetubalEmSuaCasa, um material especial em seu canal no YouTube: o Projeto Educativo #EscritaFalada, em comemoração ao Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado nesta segunda-feira (04/05).

Neste ano, o Projeto convidou alguns nomes da literatura tatuiana para realizar um vídeo com um texto de sua autoria (poesia, conto ou crônica), feito de forma simples ou encenada, a critério do artista.

Os vídeos serão postados no canal do Museu “Paulo Setúbal” no YouTube, que pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/channel/UCY0PhNOaU7bJ6Tw_zaIfEFg.

Dia Municipal da Literatura Tatuiana – Esta data foi criada em 2011 e instituída através da Lei Municipal nº 4.581, de 27 de setembro de 2011. O dia 4 de maio foi escolhido devido a dois fatos importantes na história da cidade: o nascimento de Chiquinha Rodrigues, em 1886, e a morte de Paulo Setúbal, em 1937.

Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como “Chiquinha Rodrigues”, foi ex-prefeita de Tatuí, de saudosa memória, e denomina ruas na Vila Dr. Laurindo e no Bairro Guaxingú, em São Paulo, além de uma creche na Praça da Bandeira da cidade Ternura e duas unidades escolares na Capital Paulista. Chiquinha Rodrigues destacou-se na área da literatura, com a publicação de nove livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde.

O escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí, denomina seu Museu Histórico e a praça onde estão duas importantes unidades educacionais do município: a Escola Estadual “Barão de Suruí” e a EMEF “João Florêncio”. É autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias. Dentre suas obras consagradas, se encontram: “Alma Cabocla”; “As Maluquices do Imperador”; “A Marquesa de Santos”; e “Confiteor”. Foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e, anualmente, é homenageado com uma semana que tem seu nome, dentro das comemorações do aniversário de Tatuí.

Com o intuito de valorizar os escritores tatuianos e fomentar novos escritores para a arte de criar e recriar textos, os produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna encontraram um dia propício no calendário anual para essa comemoração.

Compartilhe:

Outras

Notícias

QUARTETO DE VIOLONCELOS “CELLOS DO VILLA” APRESENTA “NACIONALISMO BRASILEIRO À LA BACH” NO MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”

Wellington Ramos, Elen Ramos, Túlio Pires e Everson Zattoni prometem emocionar com um repertório que une a genialidade de Johann Sebastian Bach ao espírito vibrante do nacionalismo brasileiro.

PRAZOS PARA EXECUÇÃO DE CINCO EDITAIS MUNICIPAIS DE CULTURA SÃO PRORROGADOS

Essa prorrogação tem como objetivo oferecer mais tempo para ajustes e regularizações, garantindo a transparência do processo e o sucesso das iniciativas contempladas.

PREFEITURA AMPLIA DIÁLOGO SOBRE SAÚDE MENTAL EM REUNIÃO COM VEREADORES

As três unidades CAPS de Tatuí realizam mais de 4 mil atendimentos mensais e operam no formato de “portas abertas”, garantindo acolhimento para quem busca ajuda.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.