Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. PROJETO “CIDADE DA MÚSICA”, PARCERIA ENTRE A PREFEITURA E O CONSERVATÓRIO, OFERECERÁ ENSINO E PRÁTICA…

PROJETO “CIDADE DA MÚSICA”, PARCERIA ENTRE A PREFEITURA E O CONSERVATÓRIO, OFERECERÁ ENSINO E PRÁTICA MUSICAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Publicado em:

Assinatura do termo de cooperação aconteceu no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí.

Os alunos, cerca de 600, do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) da Rede Pública Municipal passarão a ter aulas de Ensino e Prática Musical e seus 38 professores receberão capacitação nessa área. Essa ação será possível graças ao Projeto “Cidade da Música”, uma parceria entre a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Tatuí”, maior escola de música da América Latina gerida pela Abaçaí Cultura e Arte.

A assinatura do contrato deste Projeto aconteceu na noite de terça-feira (10/03), no Teatro “Procópio Ferreira”, com cerca de 400 pessoas presentes, e foi realizada pela prefeita Maria José Vieira de Camargo e pelo diretor executivo do Conservatório, Ary Araújo Júnior. Acompanharam a solenidade o secretário municipal de Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, e demais secretários; o presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Antônio Marcos de Abreu, e os vereadores Alexandre Bossolan e João Éder Alves Miguel; o ex-prefeito e secretário parlamentar do deputado federal Samuel Moreira, Luiz Gonzaga Vieira de Camargo; além de professores e alunos da Rede Municipal e professores do Conservatório.

O Projeto “Cidade da Música” será dividido em duas frentes distintas: a capacitação dos professores da Rede Municipal de Ensino, para ministrar aulas de Musicalização nas escolas; e a formação de grupos musicais (vocais e instrumentais de práticas coletivas de coral, de cordas, de sopros e de percussão) de alunos do Ensino Fundamental I da Rede Pública.

Com esta proposta, será efetiva a disciplina de Musicalização na grade curricular das escolas municipais, cabendo ao Conservatório a capacitação e a orientação dos professores designados pelo município para ministrar a disciplina. Com o Projeto, uma agenda de apresentações (concertos) envolverá toda a comunidade tatuiana e mostrará a força do movimento cultural e musical de Tatuí.

O diretor executivo do Conservatório de Tatuí, Ary Araújo Junior, ressaltou que inserir a música na educação das crianças permite a elas inúmeras oportunidades. “Destacamos o aprimoramento em sua habilidade motora e na formação de sua identidade. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade, fazendo-a descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa”. Segundo ele, a música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima da criança do desenvolvimento de suas expressões: sentimentos, ideias, valores culturais e outras infinidades de percepções do mundo. “Todo o know-how do Conservatório de Tatuí, com seus 65 anos de tradição e experiência, será compartilhado com professores e estudantes da Rede Pública de Ensino neste projeto, porque Tatuí é a Capital da Música, e queremos mais música e formação de qualidade para todos”, finalizou.

Com esta iniciativa, Tatuí multiplica o acesso de sua população à experiência e formação musicais de alta qualidade, reafirmando sua vocação e seu título de Capital da Música. “Vamos começar, a partir deste Projeto, um novo momento de formação de cidadãos comprometidos com a Arte, tendo a música como forma de expressão. É a vocação de Tatuí. É a nossa tradição, de formarmos excelentes músicos para o Brasil. Somos referência na Música e agora este projeto vai somar naquilo que buscamos: um salto de qualidade na Educação, unindo a Música ao Esporte, ao ensino de Robótica, de Leitura – e outras oficinas – que temos no contra turno escolar do Projeto Ayrton Senna da Silva”, destacou a prefeita Maria José em seu pronunciamento.

Como não poderia deixar de ser, o evento contou com duas apresentações musicais: dos alunos da EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo”, regidos por Elidamaris Cortez, que recepcionaram o público; e da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regida por Marco Almeida Júnior, que encerrou a solenidade.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo