3. Segurança Pública e Mobilidade Urbana
  5. APLICATIVO DE GERENCIAMENTO DE VAGAS NO CENTRO DE TATUÍ ESTÁ EM FASE DE TESTES E…

APLICATIVO DE GERENCIAMENTO DE VAGAS NO CENTRO DE TATUÍ ESTÁ EM FASE DE TESTES E DEVERÁ SER LANÇADO ATÉ O FIM DESTE MÊS

Aparelhos celulares poderão baixar o aplicativo de trânsito “Estaciona Tatuí”.

Conforme já anunciado pela Prefeitura de Tatuí em dezembro de 2019, o aplicativo “Estaciona Tatuí”, de gerenciamento de vagas de estacionamento na região central da cidade, está sendo desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transportes e a Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

Na última sexta-feira (06/03), o aluno do 3º semestre de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), Rafael Dias de Souza, e o auxiliar docente de Informática, Denis Aparecido Nogueira de Deus, responsáveis pelo Projeto, apresentaram o aplicativo e suas funções – que está 85% concluído – para o secretário de Mobilidade Urbana e Transportes, José Roberto Xavier da Silva, para o diretor de Mobilidade Urbana, Yustrich Azevedo, e para o diretor da Fatec, Mauro Tomazela.

O aplicativo poderá ser acessado, através de QR Code, por um smartphone com acesso à Internet: basta apontar a câmera ou um leitor para o QR Code e abrir o aplicativo, sem a necessidade de instalação no celular.

Feito isso, o motorista fará o seu cadastro e de seu(s) veículo(s) e, quando estacionar em uma vaga no Centro da cidade deverá acessar o aplicativo e informar o local onde está parado. O aplicativo disponibilizará um cronômetro, que começará a contar o tempo a partir do estacionamento do veículo, com contagem regressiva de uma hora. Quando o relógio for zerado, o aplicativo enviará uma notificação ao motorista, alertando sobre a necessidade de retirada do carro do local. Assim que o veículo for retirado, o motorista deverá informar no aplicativo, facilitando a fiscalização dos agentes de trânsito e a mobilidade da vaga. Cada vaga poderá ser ocupada pelo veículo por 1 hora, com limite de estacionamento em três locais diferentes por dia.

O “Estaciona Tatuí” servirá para as vagas demarcadas com o símbolo GV (Gestão de Vagas), nas seguintes ruas:XI de Agosto (com início na Rua Capitão Lisboa, até a Rua 7 de Abril); Rua 7 de Abril (com início na Rua XI de Agosto, até a Rua Prudente de Moraes); Rua Prudente de Moraes (com início na Rua 7 de Abril, até a Rua Cônego Demétrio); Rua Cônego Demétrio (com início na Rua XI de Agosto, até a Rua Prudente de Moraes); Rua José Bonifácio (com início na Rua XI de Agosto, até a Praça Martinho Guedes); Rua Capitão Lisboa (com início na Rua 7 de Maio, até a Rua XV de Novembro); Rua XV de Novembro (com início na Rua 13 de Maio, até a Rua Capitão Lisboa); Rua Coronel Aureliano de Camargo (com início na Rua Santa Cruz, até a Rua 7 de Maio); Rua Coronel Lúcio Seabra (com início na Rua XI de Agosto, até a Rua Prudente de Moraes); Largo do Mercado e Praça da Matriz.

Com o aplicativo, os agentes de trânsito terão mais agilidade em seus trabalhos, já que conseguirão obter uma visão geral de todas as vagas, se estarão ocupadas ou não, tendo acesso, inclusive, a contagem do tempo de estacionamento de cada veículo.

Para o secretário de Mobilidade Urbana e Transportes, José Roberto Xavier da Silva, o novo aplicativo será, sem dúvidas, uma melhoria à cidade, pois facilitará a rotatividade na região central de Tatuí, bem como a fiscalização dos agentes de trânsito. “Os cidadãos terão opções de estacionamento e, o melhor, com um cronômetro os alertando sobre o tempo”, explicou.

Em fase de testes e adaptações, a previsão é que o aplicativo esteja disponível para a população até fim deste mês de março. O lançamento oficial do “Estaciona Tatuí” será divulgado pela Prefeitura em seus canais oficiais de comunicação. Vale ressaltar que, por enquanto, ainda estão valendo as vagas de estacionamento de 1 hora, mediante apresentação do cartão temporizador (reloginho) no painel do veículo.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.