3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. “19º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”, DE ABRANGÊNCIA MUNICIPAL, ESTÁ COM INSCRIÇÕES…

“19º CONCURSO PAULO SETÚBAL – LITERATURA E ARTES VISUAIS”, DE ABRANGÊNCIA MUNICIPAL, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Obra do artista plástico Mingo Jacob

Já estão abertas – até o dia 8 de maio – as inscrições para o “19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, com o tema “Alma Cabocla” (obra poética do escritor Paulo Setúbal), promovido pela Prefeitura de Tatuí, por meio de seu equipamento cultural, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Com abrangência municipal, o concurso tem os seguintes objetivos: resgatar e valorizar a obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal e sua importância na literatura brasileira; difundir a obra do escritor entre os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das Redes de Ensino Municipal e Estadual, Pública e Privada de Tatuí; estimular o gosto pela leitura e pela pesquisa; proporcionar interdisciplinaridade, por meio da literatura e da arte; e premiar escolas do município pelo incentivo à leitura, à arte e à pesquisa.

Os trabalhos concorrentes deverão ser desenvolvidos nas Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Ensino Médio das Redes de Ensino Pública e Privada de Tatuí, inspirados no tema “Alma Cabocla” (1920-2020).

O Concurso é dividido nas modalidades Artes Visuais e Literatura, nas seguintes categorias: Artes Visuais – Ensino Fundamental (1° e 2° anos) e Ensino Fundamental (3º, 4º e 5° anos), nas quais o trabalho consiste em um desenho; e Literatura – Ensino Fundamental (6° e 7° anos), Ensino Fundamental (8° e 9° anos) e   Ensino Médio (1° ao 3° anos), nas quais o trabalho consiste na produção de texto.

A primeira etapa do Concurso é realizada na Unidade Escolar, sob a orientação dos professores de Língua Portuguesa e Artes. Após a realização da atividade em torno da obra “Alma Cabocla”, a escola seleciona, no máximo, três trabalhos de cada categoria, ou seja, cada escola pode inscrever, no máximo, 15 alunos. Depois da seleção, somente o responsável pela unidade de ensino poderá realizar a inscrição, até o dia 8 de maio, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, situado na Praça Martinho Guedes, nº 98, Centro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h.

Neste ano, o 19º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais” terá a premiação total de R$ 11 mil, sendo R$ 2.200,00 para cada categoria, da seguinte maneira: 1° lugar – troféu e R$ 600,00; 2° lugar – troféu e R$ 400,00; 3° lugar – troféu e R$ 300,00; professor de aluno 1º, 2º e 3º lugar: R$ 300,00; e escola do aluno comtemplado em 1º, 2º e 3º lugar: Selo Literário do Concurso Paulo Setúbal 2020.

O regulamento completo do Concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura (http://www2.tatui.sp.gov.br/concurso-paulo-setubal/). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969, ou pelos e-mails cultura@tatui.sp.gov.br e museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br

Vale ressaltar que, no dia 18/03 (quarta-feira), a comissão organizadora realizará, no Museu Paulo Setúbal, uma reunião com os gestores das unidades escolares interessadas, para apresentação do Concurso e esclarecimento de eventuais dúvidas.

SOBRE O TEMA

O tema “Alma Cabocla” foi escolhido pela Comissão Organizadora do Concurso devido ao Centenário de Publicação do livro de Paulo Setúbal, de 1920, cuja edição de 3 mil exemplares se esgotou em um mês.

O livro é composto por vários poemas, com linguagem simples de sua terra natal. Setúbal dividiu sua obra em 4 capítulos: Minha Terra (10 poesias); Moita de Rosas (12 poesias); Flocos de Espuma (13 poesias); e Sertanejas (5 poesias).

No capítulo “Minha Terra”, na primeira poesia, curiosamente chamada “De Volta…”, é possível sentir na alma a emoção de quem volta à sua terra e à sua gente, tamanha perfeição da descrição. A comunhão com o campo é tão intensa que pode ser percebida, por exemplo, no seguinte verso: “Que alegria vegetal!”.

Já no capítulo “Moita de Rosas”, a poesia “Os Quinze Anos”, tem essa fase da vida cantada em verso por Paulo Setúbal. Segundo ele, “aos quinze anos, tudo nos sorria”, e por aí vão as lembranças e as aventuras de um beijo roubado. A jovialidade feminina, que, nessa idade, tem um pouco de menina e um pouco de moça, está retratada na poesia intitulada “Quinze Anos”.

No capítulo “Flocos de Espuma”, a poesia “Sinhá Anna” é sobre uma velhinha muito querida por todos. O poema fala sobre a saudade que sente dela e de algumas lembranças, como, por exemplo, do lugar em que ela vivia e que sempre lhe trazia broinhas fresquinhas.

E no capítulo “Sertanejas”, na poesia “Nelas”, a faceta original do poeta é marcante. A vivência interiorana é descrita nos versos com muita intensidade.

Segundo Ana Paula das Neves, “a obra de Setúbal é fantástica, suas poesias são bastante descritivas, trazem uma linguagem fácil e fazem a imaginação do leitor viajar pela sua terra natal, como se realmente estivesse presente. O interessante em suas poesias é que ele sempre romantiza a vida no campo e apresenta a vida urbana como um lugar de preocupações e de caos, levando o leitor a impressão de que, se ele pudesse, voltaria de vez para aquelas terras”.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.